Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 21 de Junho de 2017 às 00:09

Navegar é preciso


ALFONSO ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
Numa hora dessas é que precisa de poesia. O País está escangalhado, dividido, murcho e tentando manter o nariz acima da linha d'água para sobreviver. Enquanto isso, as águas do Guaíba tratam com docilidade quem aprecia o poente tendo ao fundo o barco Cisne Branco. Navegar é preciso.
Numa hora dessas é que precisa de poesia. O País está escangalhado, dividido, murcho e tentando manter o nariz acima da linha d'água para sobreviver. Enquanto isso, as águas do Guaíba tratam com docilidade quem aprecia o poente tendo ao fundo o barco Cisne Branco. Navegar é preciso.

Educação para quem não a tem


MELINA FERNANDES/DIVULGAÇÃO/JC
A prefeitura tem uma parceria com uma startup israelense, a Capester, cujo aplicativo tem como objetivo educar os motoristas. Qualquer pessoa, como o corretor de imóveis João Marim de Oliveira, pode reportar infrações de trânsito filmando e enviando vídeos que são legalmente admissíveis. A EPTC os analisa e envia uma carta para o infrator, mas que não gera multa. O lançamento aconteceu em Porto Alegre e já tem 20 mil downloads.
 

Humilhação máxima

Porto-alegrense que importa produtos eletrônicos chineses contou que, por conta do acordo com as leis anticorrupção dos bancos, brasileiro não pode abrir conta bancária em Hong Kong, a não ser que ele tenha lá uma empresa, e mesmo assim o banco fica responsável. Mas argentino pode, sem problemas. Oh, Senhor, precisava tripudiar, precisava?

A imortal

Paradoxo burocrático brasileiro: a burocracia é um ente tão perverso que consegue engordar até com medidas para diminuir seu peso. Desburocratizar exige burocracia de eliminação.

O que é, o que é?

Há quatro anos, funcionários da Rede Plaza de Hotéis criaram a iniciativa: "Que tal menos face e mais book em sua vida?", propondo mais visitas às bibliotecas. Hoje, periga alguém perguntar: "O que é biblioteca?".

Sei lá eu...

Da primeira vez em que se elegeu deputado federal por São Paulo, em 1987, o ex-ministro Delfim Netto ficou escandalizado com a falta de preparo dos deputados em quase todas as áreas. "Só encontrei 10 que sabiam o que eram juros compostos", disse. Hoje, quantas excelências sabem realmente o que é cálculo atuarial? De ouvir falar não vale.

A vez do Aparício

Uma região com mais de 500 mil moradores relativamente desconhecida pelos porto-alegrenses é a que fica ao longo da avenida Aparício Borges. É avenida de passagem para a Zona Sul. Pois foi esta parte da cidade escolhida pelo Grupo Zaffari, Hospital Moinhos de Vento e Melnick Even para sediar um impressionante empreendimento residencial e comercial, um Hub da saúde. Leia mais detalhes na reportagem da página 10.

Por falar em Moinhos...

...o novo prédio do Hospital Moinhos de Vento, na rua Doutor Vale, que será inaugurado em agosto, acrescenta 100 leitos à capacidade hospitalar. Hoje, a espera é de 50 leitos, especialmente no inverno.

O silencioso

Até as vaquinhas de presépio sabem o que Joesley Batista disse em sua famosa gravação e mais recentemente à revista Época. Como se lê no editorial do Estadão, o que precisaríamos saber é o que Joesley NÃO disse sobre suas relações com o poder de então e a dinheirama que recebeu na trajetória. Enquanto isso não vier a lume, é meia delação, mas com prêmio em dobro.

Miúdas

  • EM torno de 90% dos licenciamentos em curso na prefeitura da Capital são de projetos da Melnick Even.
  • INFORMAÇÃO foi divulgada pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), no lançamento do Hub da Saúde ontem.
  • APESAR da plantação de pepinos, o que segurava as pontas na esperança eram as reformas.
  • COMO a trabalhista levou um contra no Senado, a bolsa e o dólar acusaram o golpe. Pelo menos, tinha que passar.
  • AVASSALADORA a invasão de produtos lácteos e achocolatados zero lactose nas gôndolas.

Finais

  • COMEÇA hoje/19h30min o Ciclo de Debates sobre a revisão do Plano Diretor, promovido pelo IAB-RS.
  • SINDICATO das Agências de Propaganda RS fará hoje/8h30min o 3º Meeting Gestão Tributária.
  • CENTRO de Integração Empresa-Escola promove dia 28/Teatro do CIEE seminário sobre mercado de trabalho para jovens, com presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB).