Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Junho de 2017 às 00:04

Choque térmico


BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Isso foi domingo de manhã, em Capão da Canoa. Muita gente extra na praia por causa do encontro dos carros antigos, homens de bermuda, mulheres com roupas leves e até de biquíni no calçadão, todos bem à vontade com a temperatura de 25-26 graus. Quase como o diabo gosta. Horas depois, veio a reversão. Como dizia uma figura popular de Tramandaí, seu Júlio, o verão é o contraditório do inverno e vice-versa.
Isso foi domingo de manhã, em Capão da Canoa. Muita gente extra na praia por causa do encontro dos carros antigos, homens de bermuda, mulheres com roupas leves e até de biquíni no calçadão, todos bem à vontade com a temperatura de 25-26 graus. Quase como o diabo gosta. Horas depois, veio a reversão. Como dizia uma figura popular de Tramandaí, seu Júlio, o verão é o contraditório do inverno e vice-versa.

A propina do bem

Tem a propina do bem e a do mal. Definição da primeira: substantivo feminino, podendo ser, no sentido positivo, gratificação extra por serviço normal prestado a alguém; gorjeta, emolumento. A observação é do leitor Sérgio Oliveira, de Charqueadas. De repente, os acusados da Lava Jato podem se valer dela: "Doutor Moro, fiz a propina do bem, juro!".

O Menu de hoje

Os negócios da economia criativa, que envolvem agências digitais, spin-offs e startups, constroem experiências transformadoras com marcas, pessoas, contextos e espaços. Esse será o tema das palestras dos empresários Cesar Paz e José Renato Hopf na reunião-almoço Menu Porto Alegre de hoje, promovida pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

Sinalização na Capital

A Ativa já tem pronta a sua proposta para a concorrência que visa à instalação de um novo sistema de sinalização dos logradouros de Porto Alegre. Serão vários modelos de placas, desde a simples indicação do nome de rua e limites dos bairros até a mais abrangente, que inclui o CEP.

O novo Congonhas

Aeroporto Freitas Nobre. Este é o novo nome oficial de Congonhas. O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou projeto de lei que altera o nome para Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre. Quase tão comprido quanto a pista. Com atuação destacada no movimento Diretas Já, o cearense foi deputado federal por seis mandatos e vice-prefeito de São Paulo.

Por falar em aviação...

...o livro "Berta - Os anos dourados da Varig", escrito pelo jornalista Mario de Albuquerque, ex-diretor regional de marketing e imprensa da Varig por 40 anos, terá nova sessão de autógrafos a partir das 17h desta quinta-feira, 22, na Livraria Cameron do aeroporto Salgado Filho.

Afago a Rigotto

Ao invés de citar Pedro Simon (PMDB) ou Yeda Crusius (PSDB), Nelson Marchezan fez questão de mencionar o nome de Germano Rigotto (PMDB) ao destacar os ex-governadores. E explicou. "Foi o ex-governador Rigotto quem me deu a primeira oportunidade na vida pública", lembrou Marchezan, que foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banrisul em 2003, início do governo Rigotto.

Sintonia

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), o governador José Ivo Sartori (PMDB) e o próprio Ponte foram incisivos sobre a necessidade de reformas. Marchezan declarou total apoio à reestruturação do Estado proposta por Sartori, inclusive utilizando as mesmas palavras do governador: "fazer o que precisa ser feito". Matéria nesta edição.

Nova Constituinte

Foi muito prestigiada a posse de Luis Roberto Ponte na presidência da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) ontem, em Porto Alegre. Além de representantes de diversas entidades de classe, estiveram lá governador, prefeito da Capital, deputados, vereadores, secretários de Estado, ex-governadores... O discurso passou pela economia e pela política. Ponte defendeu uma Constituinte exclusiva e disse que, se isso ocorrer, ele e o correligionário Ibsen Pinheiro (PMDB) são candidatos.

O futuro a Moro pertence

Não se viram maiores manifestações do PT e de Dilma Rousseff pela decisão de não cassar a chapa que ela encabeçava em 2014. Se não publicamente, no privado devem ter comemorado. Com candidatura à Câmara Federal em 2018, a ex-presidente deve fazer uma carreta bitrem de votos e arrastar muitos candidatos petistas. A não ser que ela seja atropelada pela Lava Jato.
 

Miúdas

  • CARRIS comemorou ontem 145 anos. Tão antiga e ainda precisa de mesada da prefeitura da Capital para sobreviver.
  • NOS últimos três anos, toda semana é definida pela mídia como "decisiva". Já tivemos mais de um milhar delas.
  • COISA de doido esse faz-mal-faz-bem. Agora é o óleo de coco e o de canola que estão na berlinda.
  • MELHOR é: 1) comer de tudo; 2) não comer mais nada e morrer perfeitamente saudável com zero de colesterol.

Finais

  • SECRETÁRIO municipal Bruno Vanuzzi fará palestra para a Associação das Empresas dos Bairros Humaitá-Navegantes nesta quinta-feira/12h/Restaurante Ratzkeller.
  • PREVIR (Grupo Cortel) está completando 40 anos. SOMAR está no topo do ranking como mineradora de areia do BrazilQualitySummit e em 25º lugar no ranking geral.
  • RGE Sul está investindo R$ 1,7 milhão em São Pedro do Sul em obras que beneficiam mais de 5 mil clientes.