Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Junho de 2017 às 18:11

O barqueiro vai, o barqueiro vem


ACERVO PIRAJÁ LEMOS/DIVULGAÇÃO/JC
Com poucas pontes, as balsas eram onipresentes em décadas passadas. Não tinham motores para impulsioná-las na maioria dos casos, era movida "a muque". Um cabo de aço de ponta a ponta do rio passava pela balsa, então o barqueiro enganchava um bastão no cabo para movê-la. A foto, dos anos 1950, do site Histórias do Vale do Caí, mostra a balsa sobre o rio Caí entre Matiel e São Sebastião do Caí. O ônibus, provavelmente, era da empresa Rammé.
Com poucas pontes, as balsas eram onipresentes em décadas passadas. Não tinham motores para impulsioná-las na maioria dos casos, era movida "a muque". Um cabo de aço de ponta a ponta do rio passava pela balsa, então o barqueiro enganchava um bastão no cabo para movê-la. A foto, dos anos 1950, do site Histórias do Vale do Caí, mostra a balsa sobre o rio Caí entre Matiel e São Sebastião do Caí. O ônibus, provavelmente, era da empresa Rammé.

Alto risco

A direção da JBS queixa-se que teve seus créditos cortados por instituições financeiras, entre elas, a Caixa. Fala em retaliação. Verdade ou não, emprestar mais dinheiro para o grupo é operação de alto risco. O grupo até já vendeu os anéis mais valiosos, e não se sabe quando perderá alguns dedos. O mercado pode ser malvado, mas não é burro.

Homenagem ao Ucha


PHOENIX EVENTOS/DIVULGAÇÃO/JC
A Feira de Vinhos deste ano, promoção da Phoenix Eventos, que vai até domingo no BarraShoppingSul, homenageou o jornalista Danilo Ucha, sabidamente um entusiasta do setor. A homenagem foi entregue pelo enólogo Adolfo Lona para Arfio Mazzei, represente da família do Ucha.
 

Mais uma

Olha o dedo do seu José Galló de novo. A Renner, maior varejista de moda do Brasil, inaugura hoje sua primeira loja na cidade de Guaíba. Um investimento de R$ 6,2 milhões. A nova unidade, na rua São José, 515, no Centro, é a 307ª operação da Renner no País e a 32ª em atividade no Rio Grande do Sul.

A salvação da lavoura

Apesar da polêmica, a nova Lei da Terceirização está refletindo na oferta de trabalho temporário. Desde o início de abril, quando a lei entrou em vigor, a agência gaúcha AST Facilities, de recrutamento de temporários, aumentou em 37% o número de vagas, afirma o diretor da AST, Flávio Nascente dos Santos. A página já tinha apostado nesse avanço há meses.

Balanço...

O governador José Ivo Sartori (PMDB) avaliou que a missão teve resultados concretos. Destacou o protocolo de cooperação firmado com o Banco Iwata Shinkin e a apresentação do Rio Grande do Sul a empresários japoneses. Teve ainda a formalização do apoio da Província de Shiga ao projeto de despoluição das lagoas do Litoral Norte gaúcho (matéria nesta edição).

...e caminhada

Sartori repetiu diversas vezes em sua jornada no Japão que estava plantando uma semente. Um dos próximos passos é um encontro com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para tratar da retomada dos leilões de energia produzida por carvão. Outro é o envio do projeto de lei do Polo Carboquímico. Há expectativa de boas notícias vindas da China, para onde viajou o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos.

Maratona

Oito cidades do Japão visitadas em quatro dias, 80 horas em voo ou em aeroportos em outros três dias. A comitiva do governo do Estado chega nesta sexta-feira em Porto Alegre, depois de uma semana de viagem. Passou por Narita, Tóquio, Ibaraki, Hamamatsu, Iwata, Kyoto, Otsu e Osaka - a primeira e a última são sedes de aeroportos.

Miúdas

  • NO auge do temporal no Estado, a RGE contabilizou 236 mil cientes sem luz. No final do dia, já estavam abaixo dos 90 mil.
  • QUE Estado é esse? Chuva de dilúvio, ventos de mais de 100 km/h em algumas regiões e promessa de frio de renguear cusco.
  • VIVER nas barrancas dos rios é viver perigosamente. Pelo menos, a ajuda sempre vem.
  • DA série "abram o olho": afundamentos no asfalto e outros buracos apareceram na Goethe, perto da passarela.
  • NAQUELA área, no trecho que demanda a Dr. Timóteo, existem tubulações estratégicas. A água come por baixo.

Finais

  • SECRETÁRIO de Mobilidade Social do Mapa, José Rodrigues Pinheiro Dória, participa de talk show na Agrimark Brasil na segunda-feira/13h30min/Botafogo, 1.051.
  • CONGRESSO internacional sobre violência urbana será nos dias 30 de junho e 1 de julho na Pucrs.
  • BANCO de Alimentos de Porto Alegre precisa de doações devido à grande demanda causada pelas chuvas.