Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 15 de maio de 2017. Atualizado às 23h26.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

memória

Notícia da edição impressa de 16/05/2017. Alterada em 15/05 às 21h43min

Morre Porfírio de Carvalho, um dos principais indigenistas do País

Nascido em Granja (CE) na véspera do Natal de 1946, José Porfírio Fontenele de Carvalho faleceu neste sábado. Ele passou toda sua vida adulta dedicado ao trabalho indigenista. Ele ingressou nos quadros da Funai (Fundação Nacional do Índio) logo após a criação do órgão, em 1967, o que o levou a quase meio século de intensa atividade, firmando-o como um dos principais nomes da história do indigenismo no País.
O antropólogo e ex-presidente da Funai Mércio Gomes escreveu em rede social neste domingo que Carvalho "foi, sem desmerecer outras grandes figuras, o maior indigenista rondoniano de sua geração", em referência ao marechal Cândido Rondon (1865-1958).
Carvalho trabalhou com índios em Roraima, Maranhão, Acre e Amazonas, entre outros estados.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia