Como foi feita a pesquisa e por quê

A Pesquisa Empreendedores foi um estudo realizado em parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), o GeraçãoE (GE) e o Jornal do Comércio, com apoio do Sebrae-RS e da Federação das Associações de Jovens Empresários (Fajers), para caracterizar o cenário do empreendedorismo gaúcho - apanhado de informações até então indisponíveis para o mercado brasileiro e local. 
O levantamento, que você confere nesta edição especial do GE, realizado pelo antropólogo Jonatas Dornelles, mensurou o desejo das pessoas abrirem um negócio próprio e suas motivações, identificou vantagens e problemas que os envolvidos no ecossistema empreendedor enfrentam e comparou diferentes percepções entre os perfis atuantes no cenário do empreendedorismo gaúcho.
O estudo foi realizado com a aplicação de um questionário on-line, com autopreenchimento, e contou com a participação de 1.732 respondentes convidados nos mailings de contatos dos parceiros. A pesquisa obteve um erro amostral de 2,3% em um nível de confiança de 95%. A coleta de dados, que ocorreu entre os dias 14 e 26 de dezembro de 2016, teve como foco o indivíduo e como referência o conceito amplo de empreendedorismo. As questões foram direcionadas a partir da propriedade ou pretensão de ter um negócio próprio. Ou seja, foram entrevistados tanto quem não tem negócio ainda como quem já o iniciou. Dos 1.732 participantes do estudo, 58% já possuíam um empreendimento próprio. Suas opiniões foram importantes para se traçar um perfil desse segmento de modo mais qualificado. Dos entrevistados, 63% estão interessados em abrir negócios.
Dada a especificidade do recorte da pesquisa, não foram investigadas todas as tipologias de empreendedores que a bibliografia tradicionalmente aborda. Ela se comprometeu a distinguir tipos básicos de empreendedores: por oportunidade (com planejamento, baseado no desejo pessoal, sonho) e por necessidade (quem abre um negócio sem planejamento definido). Para efeito de aprofundamento, explorou-se especialmente as motivações do primeiro tipo. Este é um material que servirá de guia para quem quer entender, enxergar ou adentrar o mercado empreendedor gaúcho, e elucidar quem são seus atores principais. Boa leitura. Lembre-se que você pode baixar os resultados através do site www.geracaoe.com/pesquisaempreendedores.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio