Sobre o Autor
S�rgio Gualdi Ferreira da Silva Filho � fundador da Innomotion Design &Inova��o Foto: ARQUIVO PESSOAL/ARQUIVO PESSOAL/JC

S�rgio Gualdi Ferreira Filho

Fundador da Innomotion Design & Inova��o

Tr�s coisas que voc� precisa saber antes de come�ar a inovar

Ao longo dos últimos sete anos, tenho ajudado pequenas, médias e grandes empresas nos desafios inerentes à inovação, que é, sem dúvida nenhuma, um dos assuntos mais discutidos do momento. Porém, tenho visto muita dificuldade de as empresas tirarem as ideias da cabeça e colocarem em prática. Como diz o ditado: "o papel aceita tudo". O mercado não!
Para dar o pontapé inicial em relação à inovação, é necessário saber algumas coisas.
Primeira: inovação precisa de estratégia. Muitas empresas optam por começar suas práticas de inovação sem qualquer embasamento ou contexto de negócio, associando a inovação ao ato de pensar fora da caixa, criar ideias malucas. Ideais que não sejam aderentes ao conceito estratégico da empresa são abandonadas! É de suma importância que haja um alinhamento entre a estratégia do negócio e as práticas de inovação, que também precisam de estratégia. A estratégia de inovação é o contexto, é a caixa para pensar e, a partir dela, devem ser elaborados desafios de inovação que, por sua vez, serão o drive das sessões de brainstorming.
Segunda: inovação é um esporte coletivo. Muitas organizações isolam um dito gênio criativo e iluminado em uma lúdica sala de inovação, repleta de brinquedos, frases de inspiração, post its e canetinhas coloridas, esperando que de lá saiam as ideias e projetos que salvarão a empresa de qualquer cenário negativo que se apresente no futuro. Sabe para que isso serve? Nada! É uma raridade dar toda a responsabilidade criativa a uma única pessoa e conquistar resultado positivo. A inovação depende de diversidade, de pessoas que possuem modelos mentais diferentes e que podem gerar novas inspirações, novas ideias, novos conceitos.
Terceira: inovação é processo. Dificilmente alguém terá aquela grande ideia de negócio em um simples "estalo cerebral". E, mesmo se assim for, qualquer ideia colocada em prática hoje será obsoleta em um futuro não muito distante. As vantagens competitivas são cada vez mais frágeis. Contudo, se a empresa implementar um processo contínuo e sistemático com o objetivo de "fabricar" inovações, essa prerrogativa se dissipa. Quando uma das inovações for copiada pela concorrência, ela já terá algumas outras cartas na manga.
Inovar não é tarefa fácil, mas é algo perfeitamente possível, basta acreditar, planejar e começar a colocar em prática ações relacionadas ao tema. O resultado é gratificante.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio