Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 23 de maio de 2017. Atualizado �s 12h26.

Jornal do Com�rcio

Gastronomia e Vinhos 2017

COMENTAR | CORRIGIR

VIN�COLAS

Not�cia da edi��o impressa de 19/05/2017. Alterada em 23/05 �s 12h28min

Vinhos Larentis, tradi��o familiar e paix�o pelo vinho

Os Larentis comemoraram, no ano passado, 15 safras no Vale dos Vinhedos em Bento Gon�alves

Os Larentis comemoraram, no ano passado, 15 safras no Vale dos Vinhedos em Bento Gon�alves


JANQUIEL MESTURINI/ABE/DIVULGA��O/JC
A Vinhos Larentis completou, em 2016, 15 safras. Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, comemorou o aniversário abrindo sua reserva particular e reunindo em uma caixa seis de seus mais emblemáticos vinhos.
A Larentis mantém a tradição de ser um empresa familiar. O patriarca Arcangelo Gabriele Larentis chegou ao Vale dos Vinhedos com 19 anos, vindo da região de Trento, na Itália. Formou uma das primeiras famílias da região a cultivar variedades nobres, como as uvas Chardonnay, Merlot e Cabernet Franc. Nesta época, a família produzia vinhos para consumo próprio e vendia suas uvas para vinícolas. Hoje, a produção é limitada em 80 mil litros por ano, sendo 90% vinhos finos e 10% espumantes.
Os planos são manter esse patamar, já que a ideia é investir na manutenção da qualidade, segundo André Larentis, enólogo da empresa. O profissional faz parte da terceira geração do clã e é quem assina os vinhos como responsável técnico. Segundo ele, as perspectivas para o ano de 2017 são excelentes, pois esta safra foi bem superior a do ano passado.
Desde o princípio, a família sempre prezou pela qualidade de seus produtos, elaborando seus vinhos em tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho, o que havia de melhor à época. Aliado ao investimento em novas tecnologias, hoje, a diferença na qualidade dos vinhos está, segundo o enólogo, na dedicação de seus familiares. Quem visita a vinícola observa que o grupo vive a paixão pelos vinhos no dia a dia. Todo processo, desde o cuidado com o vinhedo, a elaboração, rotulagem, venda e atendimento ao turista é feito por três gerações da família.
Os Vinhos Larentis são elaborados através de uma ótica que preza pelo cuidado minucioso em todo o processo, iniciando pelos vinhedos 100% próprios. Conduzidas pelo sistema de espaldeira - um princípio básico para quem busca produzir vinhos de alta qualidade -, as quatro mil plantas por hectare recebem um cuidado no qual quase todas as etapas são realizadas manualmente. Os vinhos que se destacam, especialmente na estação mais fria do ano, são o Larentis Merlot Reserva e o Larentis Cabernet Sauvignon Reserva, elaborados com uvas 100% cultivadas na região do Vale dos Vinhedos.
Uma das atrações da vinícola para o inverno é a Degustação em Barricas, experiência proporcionada para apreciadores que desejam conhecer um pouco mais sobre o mundo do vinho. Trata-se de uma degustação de vinhos como o Mérito 2012, um grande sucesso da Larentis, e visitação guiada pelo próprio enólogo da vinícola,
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia