Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de maio de 2017. Atualizado �s 15h21.

Jornal do Com�rcio

Gastronomia e Vinhos 2017

COMENTAR | CORRIGIR

COMER BEM

Not�cia da edi��o impressa de 19/05/2017. Alterada em 19/05 �s 15h26min

Restaurantes buscam novos sabores e formas de se alimentar

Chefs Magni e Liliana defendem gastronomia em que sabor, sa�de e sustentabilidade convergem

Chefs Magni e Liliana, do Mandarinier, defendem gastronomia em que sabor, sa�de e sustentabilidade convergem


JONATHAN HECKLER/JC
O uso de alimentos orgânicos, ou pelo menos frescos, sazonais e produzidos nas imediações, é a base do Bistrô La Rouge. Com proposta vegana, o estabelecimento investe na alimentação saudável de forma criativa e, principalmente, saborosa, deixando para trás a ideia de que comida vegana resume-se a salada sem gosto. Prova disso são as avaliações positivas dos pratos feitas por clientes nas redes sociais.
O restaurante é um empreendimento de um casal vegano, os chefs Roberta Kleber e Gunter Filho; e a história do La Rouge começou em alto mar. Os dois estavam embarcados, trabalhando fora do Brasil, e perceberam afinidades, entre elas o veganismo e o projeto de vida de defender a alimentação saudável, com respeito ao ambiente. "Temos a missão de espalhar o veganismo", afirma Gunter.
Segundo ele, cerca de 80% do que é produzido no restaurante tem ingredientes orgânicos, obtidos de produtores locais, basicamente de Porto Alegre. Ainda não foi possível transformar o cardápio em 100% à base de orgânicos pela dificuldade de obter parte dos elementos no mercado local. O La Rouge não é apenas um empreendimento comercial para a dupla de chefs, é filosofia de vida. Para eles, o prato deve ser funcional, ter um objetivo para o corpo.
A preocupação com o ambiente, desde a produção e o contato com os produtores - o casal também é frequentador da Feira de Orgânicos do bairro Bom Fim - até o destino final dos rejeitos, é outra marca do restaurante. Todos os resíduos orgânicos seguem para um sítio na Região Metropolitana de Porto Alegre para serem compostados (processo natural para reciclar material orgânico).
Fazer a feira também é programa de sábado do casal de chefs Liliana Andriola e Leonardo Magni, proprietários do restaurante Mandarinier. A dupla é outra fã da mesma feira de orgânicos, onde adquire quase 70% dos produtos usados nos cardápios. Para eles, a gastronomia humana, entendida como uma maneira de conviver de forma consciente com todas as etapas da produção do alimento, é o ingrediente a mais nos pratos que são sucesso na Capital. O casal estudou na Unisinos e especializou-se na famosa Le Cordon Bleu. A esse conhecimento aliou sensibilidade e amor à gastronomia. 
"O contato direto com a pessoa que produz nos mostra o lado humano, nos faz criar laços, conhecer o esforço das mãos que nos fornecem os alimentos e a importância que eles têm na cadeia", conta Liliana. Além de conhecer os locais onde são cultivados alguns produtos, ela e Magni fazem questão de trocar experiências e receber os produtores e suas famílias no restaurante. "Temos prazer em conviver com eles, trocar experiências, aprender e ensinar", conta Magni.
Segundo ele, muitos clientes desconhecem vegetais como a batata-doce laranja, tubérculo rico em vitaminas, fibras e betacaroteno, se surpreendem com o sabor e descobrem novas formas de se alimentar. "Isso nos enriquece", afirma. Da convivência surgem trocas de sementes compradas em viagens, e a certeza de construir uma gastronomia em que sabor, saúde e sustentabilidade convergem.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia