Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Maio de 2017 às 17:29

Incerteza política volta a pesar e taxas futuras de juros fecham em alta

Agência Estado
 
 
Os juros futuros fecharam a sessão em alta moderada, representando um ajuste ao movimento de queda da sessão anterior em função da piora do noticiário político nesta terça-feira, mesmo diante do câmbio bem comportado e da expectativa de queda da Selic na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira. Entre os mais líquidos, apenas o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) de vencimento imediato, para julho de 2017 (498.855 contratos), fechou em queda, a 10,265%, de 10,292% no ajuste de segunda-feira.
A taxa do DI janeiro de 2018 (196.685 contratos) subiu de 9,265% para 9,310%, e a do DI janeiro de 2019 (475.350 contratos) passou de 9,26% para 9,36%. Nos longos, a taxa do DI janeiro de 2021 (255.340 contratos) avançou de 10,35% para 10,42%.
"O estrangeiro voltou do feriado e viu que o cenário político vai demorar a se resolver", afirmou o sócio-gestor da Leme Investimentos, Paulo Petrassi. "Nesse cenário de incertezas, o governo não deve conseguir aprovar a reforma da Previdência", completou. As taxas até chegaram a operar em queda depois da abertura, mas ainda pela manhã passaram a subir, na medida em que as notícias iam sugerindo que a manutenção do presidente Michel Temer pode ser pior do que se ele deixar o poder.
E uma possível saída parece estar distante, pois ele já disse que não vai renunciar e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dá sinais de que não deve aceitar nenhum dos vários pedidos de impeachment contra Temer. A solução via TSE também parece agora mais remota. Há expectativa de haver pedido de vista no julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcado para o dia 6.
E, como o ex-ministro da Justiça Omar Serraglio, deputado pelo PMDB-PR licenciado, recusou a transferência para o Ministério da Transparência e deve reassumir ainda nesta terça seu mandato na vaga ocupada por seu suplente, o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), agora perde o foro privilegiado.
Em tal condição, o mercado vê risco de Loures fechar acordo de delação premiada e complicar ainda mais a crise. Loures era homem de confiança de Temer e foi flagrado pela Polícia Federal recebendo uma mala de R$ 500 mil do executivo Ricardo Saud, que seria parte da propina supostamente em benefício do presidente.
Por fim, o mercado acusou ainda o adiamento da votação do relatório da reforma trabalhista, prevista para esta terça, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A nova votação ficou para o dia 6, justamente a data do julgamento da chapa Dilma-Temer pelo TSE.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO