Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 12 de Maio de 2017 às 09:22

Economista orienta como gastar o dinheiro das contas inativas do FGTS

Nova leva de saques de contas inativas começou nesta sexta-feira em todo o País

Nova leva de saques de contas inativas começou nesta sexta-feira em todo o País


ROVENA ROSA/ABR/JC
Nova leva de saques de contas inativas começa na manhã desta sexta-feira (12) em todo o País. É importante avaliar bem onde colocar o dinheiro novo, alerta o economista e especialista em finanças pessoas Alfredo Meneghetti Neto, que integra a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e é professor da Pucrs. 
Nova leva de saques de contas inativas começa na manhã desta sexta-feira (12) em todo o País. É importante avaliar bem onde colocar o dinheiro novo, alerta o economista e especialista em finanças pessoas Alfredo Meneghetti Neto, que integra a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e é professor da Pucrs. 
Poderão sacar o dinheiro ou transferir a outras contas bancárias pessoas que nasceram nos meses de junho, julho e agosto. Também quem ainda não fez saques desde março e que nasceu de janeiro a maio pode fazer a retirada de contas inativas. Até fim de julho completa o período de saques, com os demais aniversariantes. 
Meneghetti apresenta três dicas de ouro para este momento. "São dicas para quem é inteligente e quer trabalhar bem o dinheiro dos saques", observa o economista.
> Assista ao vídeo e confira quais são elas:
  • 1. Verifique as dívidas: principalmente as com cartões de crédito que têm taxas mais elevadas e verifique o que é possível negociar para reduzir valores. Programe-se para reduzir ou acabar o passivo.
  • 2. Pague despesas domésticas atrasadas: contas de luz, água, gás e telefone precisam ser priorizadas. Não quitá-las pode levar ao corte dos serviços.
  • 3. Pense no futuro: são três movimentos - investir, consumir e realizar um sonho.
  • - Reserve um valor para investir. Busque as aplicações com melhor retorno de acordo com o perfil, se tolera ou mais ou menos riscos).
  • - Se ainda tiver recursos, pense em comprar um bem e aproveite promoções.
  • - Realize um sonho, como uma viagem ou outro desejo que há muito tempo acalenta. 

Agências abertas mais tempo e no sábado

A estimativa da Caixa é de que a terceira etapa injete R$ 10,9 bilhões na economia - seja para consumo ou para investimentos e poupança. A cifra equivale a 25% dos R$ 43,6 bilhões que estarão disponíveis até julho, quando os 30,2 milhões de trabalhadores beneficiados podem completar os saques.
Para facilitar os saques, agências da Caixa terão horário especial de atendimento. Nesta sexta, vão abrir duas horas mais cedo para pontos que abrem às 10h - então, começam a trabalhar às 8h. Aquelas que abrem em outros horários, o funcionamento será uma hora mais cedo, e o fechamento uma hora mais tarde. No sábado (13), o atendimento será das 9h às 15h. As unidades atenderão no horário especial e aos sábados apenas a demanda ligada às contas inativas do FGTS.
No site da Caixa, é possível consultar se tem conta inativa e valor a receber. 

Veja quem pode sacar e o calendário de retiradas:

  • Quem pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015
  • Calendário de saques: segue o aniversário do titular da conta. Já foram autorizados a fazer saques quem nasceu de janeiro a agosto. Confira os períodos:
- Junho, julho e agosto: a partir de 12 de maio
- Setembro, outubro e novembro: a partir de 16 de junho
- Dezembro: a partir de 14 de julho
Atenção: quem já teve saque liberado e não fez a retirada pode buscar o dinheiro até 31 de julho, quando encerra o prazo dos saques para todos os beneficiados.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO