Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 09 de Maio de 2017 às 22:23

Comissão aprova texto da Previdência

Reunião ordinária para a continuação da votação dos destaques da proposta de reforma da previdência

Reunião ordinária para a continuação da votação dos destaques da proposta de reforma da previdência


LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS/JC
Um mês depois do previsto, o governo Michel Temer conseguiu concluir ontem a votação da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados. O texto segue agora para análise do plenário da Casa. 
Um mês depois do previsto, o governo Michel Temer conseguiu concluir ontem a votação da proposta de reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados. O texto segue agora para análise do plenário da Casa. 
No governo, não há consenso sobre a data da próxima votação. Uns mantêm a previsão feita no início da semana - final de maio -, outros dizem que não há prazo.
A votação pelos 513 deputados, no plenário, será o maior teste da reforma da Previdência, que precisa do apoio de pelo menos 308, em dois turnos de votação, antes de seguir para o Senado. O relator do texto, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), espera 330 votos na Câmara.
A comissão voltou a se reunir nesta semana depois de a reunião ter sido interrompida pela invasão de agentes penitenciários na quarta-feira, dia 3. A comissão havia aprovado o texto-base e começava a analisar os destaques - propostas de alteração.
Ontem, a reunião foi retomada com a análise de 10 destaques, dos quais nove foram derrubados. Após acordo entre os deputados, foi aprovado um destaque que eliminou do texto o trecho que retirava da Justiça Estadual e passava para a esfera federal a competência de julgar casos de benefícios acidentários da Previdência. A proposta foi apresentada por partidos da base de Temer (PTB, Pros, PSL e PRP).
O governo defende que a concentração dos casos na Justiça Federal poderia reduzir os custos administrativos, principalmente com as perícias realizadas nesses casos. Segundo integrantes do governo, o custo das perícias na Justiça Estadual é cerca de quatro vezes maior que na esfera federal. O que costuma encarecer, de acordo com eles, é o fato de esses procedimentos serem realizados por peritos contratados pela Justiça, e não por médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Na semana passada, instantes antes da invasão, o governo negociou a aprovação desse destaque em troca de deixar para o plenário uma eventual alteração nas regras dos agentes penitenciários, que reivindicam as mesmas regras dos policiais federais e dos legislativos. Nos últimos dias, contudo, deputados da base governista, inclusive o relator da proposta, disseram não ver mais clima para levar a discussão para o plenário.
"Acho que (os agentes) se prejudicam profundamente. Meu sentimento pessoal, quando converso com os deputados, é de muita indignação", disse Maia. Apesar de criticar invasão, o presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-MS), disse que o acordo será mantido e que o destaque será apresentado no plenário.
O Congresso amanheceu com um forte esquema de segurança para evitar a ocorrência de manifestações nesta quarta-feira, com grades em torno de toda a área do prédio, além de reforço policial. A Câmara restringiu a entrada no prédio, medida que foi criticada por deputados da oposição por, segundo eles, afetar a democracia.
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) criticou que policiais legislativos usassem armas de fogo no interior da Câmara dos Deputados, o que não é usual. Na última quarta-feira, quando ocorreu a invasão, apenas dois policiais legislativos faziam a segurança da entrada da Câmara mais próxima à sala da comissão.
Os agentes penitenciários estavam no local desde o período da manhã e levaram poucos segundos para conseguir fazer a invasão. Depois de integrantes da comissão mencionarem que deputados teriam incitado a invasão pelos agentes penitenciários, Marun disse que, se isso for comprovado, o parlamentar envolvido poderá até perder o mandato.
Arte Previdência
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO