Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Maio de 2017 às 08:21

Bolsas europeias operam em baixa, pressionadas por balanços e à espera do Fed

Agência Estado
As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta (3), enquanto investidores digerem balanços corporativos e as últimas notícias sobre o Brexit, além de aguardarem a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta (3), enquanto investidores digerem balanços corporativos e as últimas notícias sobre o Brexit, além de aguardarem a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Não há expectativa de que o Fed ajuste os juros dos EUA na tarde de hoje, mas é possível que o banco central americano sinalize um aumento para a próxima reunião de política monetária, marcada para junho. O anúncio do Fed será às 15h (de Brasília).
Já o balanço da Apple decepcionou ontem ao mostrar avanço menor que o esperado na receita do primeiro trimestre, pressionando ações de fornecedoras europeias, como as da STMicroelectronics (-2,3%) e da Dialog Semiconductor (-3%).
A rede de supermercados britânica Sainsbury, por sua vez, despencava quase 5% em Londres, após divulgar queda no lucro antes de impostos do último trimestre.
Por outro lado, o BNP Paribas, maior banco francês, subia levemente em Paris, depois de informar lucro maior que o esperado entre janeiro e março.
As mineradoras são destaque negativo nos negócios da manhã em Londres, em meio a uma queda de mais de 2% do cobre. No mercado inglês, os papéis da Antofagasta, BHP Billiton e Rio Tinto caíam 3,8%, 3,2% e 2,5%, respectivamente.
Surgiram também preocupações em relação ao Brexit, como é conhecido o processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia, após matéria do jornal britânico Financial Times noticiar que Alemanha e França poderão exigir até 100 bilhões de euros dos britânicos para ir em frente com a ruptura.
Na França, a campanha para o segundo turno da eleição presidencial entra nos seus últimos dias, com um debate hoje entre os candidatos centrista, Emmanuel Macron, e da extrema-direita, Marine Le Pen, previsto para começar às 16h (de Brasília). Macron e Le Pen vão definir a disputa no domingo (07).
No Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May pedirá hoje à rainha Elizabeth II a dissolução do Parlamento, após convocar eleições gerais antecipadas para 8 de junho.
Na agenda de indicadores da Europa, destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro, que cresceu 0,5% no primeiro trimestre do ano ante os últimos três meses de 2016 e apresentou expansão anual de 1,7% no período, em linha com a expectativa de analistas.
Às 7h57min (de Brasília), as perdas eram generalizadas entre as bolsas na Europa. Londres caía 0,29%, Paris recuava 0,24% e Frankfurt tinha queda de 0,10%. Entre mercados considerados periféricos, Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,02%, 0,21% e 0,18% respectivamente. No câmbio, o euro se enfraquecia, a US$ 1,0911, assim como a libra esterlina, cotada a US$ 1,2923.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO