Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 04 de Maio de 2017 às 17:58

A ponte oculta


MARCO QUINTANA /JC
Há anos que o lago da Ponte de Pedra deu lugar a um charco cercado por tapumes pichados em toda sua extensão. A ponte, localizada na avenida Borges de Medeiros, é um dos monumentos mais bonitos de Porto Alegre e não merecia estar sendo afogada pela lama e sujeira. Vai demorar ou está difícil?
Há anos que o lago da Ponte de Pedra deu lugar a um charco cercado por tapumes pichados em toda sua extensão. A ponte, localizada na avenida Borges de Medeiros, é um dos monumentos mais bonitos de Porto Alegre e não merecia estar sendo afogada pela lama e sujeira. Vai demorar ou está difícil?

Floresta em miniatura


MARTIN BERNETTI/AFP/JC
Nem sempre florestas tem árvores. No caso da Reserva da Biosfera do Cabo de Hóquei, a 2,4 mil quilômetros ao sul de Santiago do Chile, o parque está disponível para o que se chama de "turismo com lentes de mão", ou de lupas. Esta vegetação é extremamente delicada e qualquer interferência humana causa sérios danos, às vezes permanentes. É uma área muito bonita.
 

Limpa até por aí

A Panasonic anunciou que vai construir uma megafábrica de baterias de lítio para uso em veículos elétricos. É uma energia limpa, repetem todos. De fato é, mas a bateria não tem nada de limpa. O crescimento exponencial de carros híbridos e elétricos sugere um problema ambiental desde já, o descarte adequado dessas baterias. Se as pequenas são altamente poluidoras, o que dirá as grandes.

Os reveses de Moro

A semana tem sido de reveses para o juiz Sérgio Moro. Primeiro foi a soltura do ex-ministro José Dirceu (PT) e de outros enredados com a Lava Jato. Na quinta-feira, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) desobrigou o ex-presidente Lula (PT) de participar das audiências para oitivas de 87 testemunhas arroladas pelos advogados do petista. Naturalmente, há quem veja a teoria da conspiração aí.

Cuidado com a farmacinha

O consumo excessivo de medicamentos é um problema sobretudo na população idosa. A polifarmácia foi tema de um painel no Fronteiras da Medicina, no Hospital Moinhos de Vento. Diretora da Johns Hopkins School of Medicine (EUA), Michele Bellantoni faz um alerta a quem toma vários medicamentos: desconforto na cabeça após o uso pode ser um sinal para a "desprescrição", isto é, interromper o uso.

Verba para audiovisual

No Seminário de Desenvolvimento Regional do Audiovisual - Brasil de Todos os Sotaques, no Rio de Janeiro, o diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, anunciou que o banco repassará R$ 5 bilhões ao setor audiovisual brasileiro nos próximos cinco anos. Não é de hoje que o BRDE apoia o cinema - já financiou até filmes de Teixieirinha. Mas a cifra é impressionante. Matéria na página 14.

Os especiais

É difícil encontrar seriedade na Câmara dos Deputados quando a comissão que trata da reforma da Previdência termina com a aposentadoria especial dos agentes penitenciários, mas a confere aos policiais legislativos. Só se for porque tem que ouvir intermináveis discursos chatos ao longo do expediente. Ou para apartar briga que nunca acontece.

Ocupação do bem

Acontece neste sábado, a partir das 15h, o evento Vizinhança na Calçada, em Porto Alegre. Um grupo de moradores ocupa calçadas e ruas com atividades positivas entre vizinhos e amigos, a fim de diminuir a criminalidade na Cidade Baixa e se conhecerem entre si, com diversões para crianças e lanche coletivo. A concentração é na rua Olavo Bilac entre Lima e Silva e José do Patrocínio.

Miúdas

  • IRRITANTE o hábito de alguns motoristas de lotação de trafegarem na pista da esquerda em ruas movimentadas.
  • PASSAGEIRO precisa avisá-lo quadras antes da parada desejada para que ele consiga voltar à pista da direita.
  • CORREDOR polonês no Centro Histórico. Camelôs voltaram a ocupar os dois lados das calçadas.
  • PRESENÇA da Brigada Militar é visivelmente maior nas ruas da Capital. Não é o ideal, mas melhorou muito.

Finais

  • CONFERÊNCIA Distrito 4670 do Rotary International será aberto nesta sexta-feira/20h/Vila Ventura Ecoresort (Viamão) com palestra da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
  • BOCHA, livro que trata deste esporte milenar, de Davi Lima de Oliveira, será lançado dia 11/19h/Bamboletras.
  • PRESIDENTE do Grupo Abril, Walter Longo,fará palestra no Festival Mundial de Publicidade de Gramado, de 7 a 9 de junho.