Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresas & Negócios

- Publicada em 02 de Maio de 2017 às 14:30

Inteligência artificial: ela já está entre nós?

Juarez Araújo, Diretor Comercial da DBACorp

Juarez Araújo, Diretor Comercial da DBACorp


DBACORP/DIVULGAÇÃO/JC
Muito tem se falado ultimamente sobre inteligência artificial e alguns temores: poderia a máquina nos substituir? Poderia a máquina ser mais inteligente e nos dominar? Onde a inteligência artificial já está sendo utilizada? Parecem pontos de vista um tanto paranoicos às vezes, mas vamos tentar responder a alguns desses questionamentos.
Muito tem se falado ultimamente sobre inteligência artificial e alguns temores: poderia a máquina nos substituir? Poderia a máquina ser mais inteligente e nos dominar? Onde a inteligência artificial já está sendo utilizada? Parecem pontos de vista um tanto paranoicos às vezes, mas vamos tentar responder a alguns desses questionamentos.
Primeiro precisamos definir o que é substituir. A "máquina" vai nos substituir em algumas tarefas sim, é fato. Alguns trabalhos deixarão de existir simplesmente por serem repetitivos e não requererem mais a intervenção de um ser humano. Uma "máquina" que aprende e executa de maneira milimétrica o trabalho sem errar por milhões e milhões de vezes, que não se cansa e é capaz de corrigir o seu próprio erro em segundos, já existe. Mas a resposta correta é: não. A máquina não vai nos substituir. O que ela fará são algumas tarefas e/ou trabalhos repetitivos e que não requeiram a sensibilidade humana para funcionar.
O segundo questionamento que ouço bastante é se "a máquina" poderia ficar mais inteligente que nós e nos dominar, igual aquelas histórias de filmes. Essa é uma pergunta de difícil resposta, visto que se "a máquina" aprende sozinha coisas boas, ela sim pode aprender sozinha coisas ruins e empregá-las em proveito próprio. É uma teoria, mas depende do ser humano que programará o que "a máquina" pode ou não pode fazer. Logo, o controle será sempre do ser humano. Independentemente dos temores, já existem algumas áreas nas quais a inteligência artificial é utilizada e com sucesso.
A área da saúde é uma das grandes beneficiárias da inteligência artificial. Hoje existem empresas que utilizam esse mecanismo para ajudar os médicos no diagnóstico. O paciente informa o que está sentindo (escrevendo ou falando) e o mecanismo de inteligência artificial - baseado em seu banco de dados (de petabytes de informação) - indica ao médico os possíveis diagnósticos e possíveis medicações. A mesma coisa com exames clínicos. Baseado em todos os seus exames anteriores e atuais, o mecanismo de inteligência artificial os analisa e aponta quais os possíveis sintomas ou quais os índices não estão bons, e informa o que fazer para melhorar esses índices e possíveis medicações.
Na área de segurança da informação a inteligência artificial terá (já tem) um papel fundamental. No caso de invasões e vazamentos de informação, essas geralmente são provocadas por hackers (ou crackers) e eles se utilizam de softwares e alguns mecanismos para essas invasões. Cada novo ataque é mais um aprendizado para o mecanismo de inteligência artificial; portanto, quanto mais se ataca um computador, mais a inteligência artificial aprende, e isso com o tempo vai certamente enfraquecer os hackers.
A área de hábitos e comportamentos está a pleno vapor e já podemos, inclusive, ver os seus resultados. Um exemplo é o que você posta em suas redes sociais - baseado nas informações que você já tem no cadastro, e em seus posts, os mecanismos de análise cognitiva e de inteligência por trás dessas redes conseguem "saber" se você está triste naquele dia, se está com seu lado político mais aflorado, , se quer viajar e pra onde, ou se simplesmente está de passagem por ali.
Esses são alguns exemplos (existem muitos outros) de onde a inteligência artificial já está produzindo resultados. Ela não veio para ser simplesmente utilizada como algo "mau", mas para coisas que realmente vão tornar a vida das pessoas melhor e resolver problemas de maneira mais rápida e assertiva. Confiemos que seja assim.
Diretor Comercial da DBACorp
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO