Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 02 de maio de 2017. Atualizado às 10h52.

Jornal do Comércio

Política

COMENTAR | CORRIGIR

Operação Lava Jato

29/04/2017 - 13h52min. Alterada em 29/04 às 13h52min

Marcelo Odebrecht entrega registro de jantar com Aécio Neves

Marcelo Odebrecht, delator e herdeiro do grupo que leva seu sobrenome, entregou à Operação Lava Jato documentos para tentar comprovar a realização de pagamentos ao PSDB a pedido do presidente da sigla, senador Aécio Neves (MG). O ex-presidente da construtora apresentou ao Ministério Público Federal (MPF) registros da portaria do condomínio onde mora em São Paulo para demonstrar que o tucano o visitou para tratar de apoio financeiro.
Réu na Lava Jato e preso desde 19 de junho de 2015, o empreiteiro disse que Aécio jantou em sua casa em 26 de maio de 2014, no qual teria acertado "pagamentos mensais para o PSDB" em dez parcelas. Os documentos têm a placa do veículo do tucano e o horário em que ele entrou no condomínio (20h50min).
"Pelo que me recordo foi no montante de R$ 500 mil, para bancar os gastos de pré-campanha", disse. "Eram valores relevantes de pré-campanha para 2014 e que foram operacionalizados ou pagos ao PSDB, antes da abertura do comitê dele, ou por caixa 2", disse Marcelo.
Os documentos entregues por Marcelo constam de um dos cinco inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decorrência da delação da Odebrecht.
A assessoria de imprensa do senador tucano negou que Aécio tenha tratado "de qualquer tema ilícito" nos "diversos encontros sociais" que teve com Marcelo. Com relação ao registro da portaria, a assessoria disse que ele não possibilita afirmar que teriam sido acertados, naquele dia, "pagamentos mensais para o PSDB, antes de a campanha presidencial ter se tornado oficial".
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Barezze 02/05/2017 08h06min
Um Levantamento feito pelo Site The Intercept Brasil mostra que entidades que representam Bancos,Transportes e Industrias foram responsáveis por 850 emendas apresentadas por 82 Meliantes,digo,deputados (é a mesma coisa ). Dessas 292, foram redigidas por elementos da CNT,CNIF,CNI e ANTC e que o Relator Rogério Marinho (PSDB.) acatou 52,4% das emendas. Fonte: EL Pais. Porque os meios de comunicação aqui não falam? Não mostram que os maiores interessados são os Empresários.
Luciano Severino 01/05/2017 13h27min
Aposto que esse registro vai desaparecer. Como aconteceu em Minas, por vezes, os processos contra o Aécio desaparecem às vistas de algum colega da Justiça
Marcos Bastos Barbosa 01/05/2017 10h00min
Vivemos em uma "Propinocracia" defendida com unhas e dentes pelo Sr. Gilmar Mendes. E pior: Esse senhor tem o tal "Desaforo Especial". E ai eleitor ? Tá satisfeito com a Propinocracia que você ajudou a construir? Já pensou no futuro das nossas crianças?
Francisco de Assis Teófilo Soares 30/04/2017 10h19min
E agora Gilmar Mendes, o Aécio não se lembra?
Renato Pacheco Jr 29/04/2017 23h21min
Juiz Moro , cuidado com o "canto" dos passarinhos , cansados da hospedagem de Curitiba . Sua memória prodigiosa , afronta-nos, com sua frieza , e até a expressão do Cabral , sorridente , à sua frente ! Confiamos em sua postura , não nos decepcione !
Braz Rodrigues Soares 29/04/2017 20h59min
Lamentável, até agora as denúncias contra o pessoal do PSDB não surtem efeito, são blindados pelas autoridades, não são denunciados e punidos por decurso de prazo (proposital) ou são deixados de.lado, comprovando claramente que há uma busca de adversários políticos para favorecer o PSDB, não é possível esconder o sol com uma peneira.
antonio geraldo de castro 29/04/2017 20h51min
Fique tranquilo Aecinho, seu painho Gilmar Cara de Pau, já te tirou dessa. Essa impoluta figura é daqueles que mamãe dizia: "não tem aquele bichinho que coça a cara"