Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 01 de Abril de 2017 às 16:28

Mortes por transbordamento de rios sobem a 127 na Colômbia

Tragédia atinge a cidade de Mocoa, capital do departamento de Putumayo, no sul do país

Tragédia atinge a cidade de Mocoa, capital do departamento de Putumayo, no sul do país


Exército da Colômbia/AFP/JC
Atualizada às 17h30min
Atualizada às 17h30min
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, elevou para 127 o número de mortos, até o fim da tarde deste sábado (1º), após avalanche de água e pedras causada pelo transbordamento de três rios, que arrasou vários bairros da cidade de Mocoa, capital do departamento de Putumayo, no sul do país.
Segundo o governo, 220 pessoas estão desaparecidas e outras 400 foram feridas. "Não sabemos quantos serão, seguimos buscando e a primeira coisa que quero dizer é que meu coração e o de todos os colombianos estão com as vítimas desta tragédia", havia declarado Santos, ao chegar a Mocoa.
A tragédia ocorreu na noite de ontem (31), após uma forte chuva aumentar o nível dos rios Mocoa, Sangoyaco e Mulatos, que transbordaram e provocaram uma avalanche de água e pedras que levou tudo o que encontrou pelo caminho.
Ao ser informado, Santos viajou a Mocoa para supervisionar os trabalhos de resgate que estão a cargo das unidades militares na região. O presidente explicou que a primeira notícia que teve da tragédia foi de madrugada, quando foi avisado pelo diretor-geral da União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD), Carlos Ivan Márquez.
O número de mortos cresceu progressivamente ao longo da manhã. O governante comentou que "30% da chuva de um mês aconteceu ontem à noite e isso gerou um repentino aumento de vários rios", o que produziu as avalanches.
Devido à dimensão da tragédia, os serviços de emergência do principal hospital da cidade (de aproximadamente 45 mil habitantes) colapsaram pela quantidade de feridos, segundo detalhou o comandante da Brigada 27 do Exército, general Adolfo Hernández.
O oficial detalhou que também "estão sendo feitos esforços de busca no setor de Puerto Limón, onde apareceram alguns corpos".
Sobre a situação em Mocoa, cidade situada no meio da floresta da região amazônica que só se comunica com o restante do país por via aérea e por uma precária estrada, o militar afirmou que já começaram a chegar auxílios, apesar das dificuldades de acesso.
Com informações das agências Estado e Brasil
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO