Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 15 de Abril de 2017 às 16:57

Bottas supera Hamilton no Bahrein e conquista sua 1ª pole; Massa largará em 8º

O finlandês Valtteri Bottas fez bonito e comemora a conquista da pole do GP do Bahrein

O finlandês Valtteri Bottas fez bonito e comemora a conquista da pole do GP do Bahrein


KARIM SAHIB/AFP/JC
Estadão Conteúdo
Depois de Sebastian Vettel ter dominado os treinos livres de sexta-feira (14) e Max Verstappen liderar o primeiro trabalho de pista deste sábado (15), o finlandês Valtteri Bottas fez bonito ao conquistar a pole do GP do Bahrein de Fórmula 1 na sessão qualificatória para o grid. O piloto venceu a briga direta que travou com o seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que largará da segunda posição na prova que começará às 12 (horário de Brasília) deste domingo (16) no circuito de Sakhir.
Depois de Sebastian Vettel ter dominado os treinos livres de sexta-feira (14) e Max Verstappen liderar o primeiro trabalho de pista deste sábado (15), o finlandês Valtteri Bottas fez bonito ao conquistar a pole do GP do Bahrein de Fórmula 1 na sessão qualificatória para o grid. O piloto venceu a briga direta que travou com o seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que largará da segunda posição na prova que começará às 12 (horário de Brasília) deste domingo (16) no circuito de Sakhir.
Essa foi a primeira pole da carreira de Bottas na F-1, depois de o piloto ter deixado a Williams após o final da temporada passada, herdando a vaga aberta na Mercedes por causa da surpreendente aposentadoria do campeão Nico Rosberg. Bottas assegurou a pole ao cravar o tempo de 1min28s769 na última parte do treino classificatório deste sábado, superando por pouco Hamilton, que buscou a pole até o instante final do treino, mas terminou atrás do companheiro de time ao marcar 1min28s792.
Já Vettel ficou longe de lutar pela pole com a sua Ferrari ao conquistar a terceira posição com o tempo de 1min29s247. Entretanto, o alemão superou com certa folga o quarto colocado, o australiano Daniel Ricciardo, que se garantiu na segunda fila do grid ao cronometrar 1min29s545 com a sua Red Bull.
Já o finlandês Kimi Raikkonen abrirá a terceira fila após ter conquistado o quinto lugar ao percorrer a melhor de suas voltas nesta parte final do treino em 1min29s567. Ele dividirá esta faixa do grid com Verstappen, da Red Bull, sexto com 1min29s687. O brasileiro Felipe Massa, por sua vez, sairá da oitava posição com a sua Williams após cravar o tempo de 1min30s074, ficando logo atrás do alemão Nico Hülkenberg, da Renault, com 1min29s842. O francês Romain Grosjean, da Haas, e o britânico Jolyon Palmer, da Renault, fecham, nesta ordem, os dez primeiros colocados do grid.
Antes de Bottas faturar a pole, Hamilton liderou a primeira parte do treino classificatório ao cravar a sua melhor volta em 1min30s814 e ficou logo à frente do Verstappen, que avançou em segundo para o Q2 ao marcar 1min30s904 com a sua Red Bull. Já Raikkonen e Vettel se posicionaram nas respectivas terceira e quarta posições, enquanto Bottas, da Mercedes, e o alemão Nico Hülkenberg, da Renault, conquistaram o quinto e o sexto lugares desta fase inicial do treino.
Massa terminou a primeira parte do treino de classificação na sétima posição e avançou com tranquilidade ao Q2. Já o seu companheiro de Williams, o jovem canadense Lance Stroll, seguiu vivo no qualificatório com a 12ª colocação. Um dos pilotos que não conseguiram chegar à segunda parte da sessão qualificatória para o grid foi o belga Stoffel Vandorne, apenas o 17º com a sua McLaren, enquanto o espanhol Fernando Alonso, seu parceiro de time, conseguiu ir ao Q2 no sufoco ao conquistar a 15ª posição, ficando logo à frente dos cinco pilotos eliminados.
Kevin Magnussen, da Haas, Marcus Ericsson, da Sauber, Sergio Pérez, da Force India, e Carlos Sainz, da Toro Rosso, foram os outros eliminados no Q1. Já Ricciardo foi apenas o décimo colocado desta fase inicial do treino, tendo sido superado também por Jolyon Palmer, da Renault, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, respectivos oitavo e nono colocados.
Em seguida, no Q2, Hamilton se manteve em primeiro lugar e ainda melhorou o seu tempo ao avançar para o estágio derradeiro do treino com a marca de 1min29s535, enquanto Bottas evoluiu para segunda posição e Verstappen caiu para o sexto lugar, ficando agora atrás de Vettel e Raikkonen, que passaram ao Q3 como terceiro e quarto, respectivamente, e de Hülkenberg, que subiu para o quinto lugar.
Massa, por sua vez, caiu da sétima para a oitava posição, mas o posto foi suficiente para o brasileiro avançar ao grupo dos dez primeiros que foram ao Q3, completado por Grosjean e Palmer, respectivos nono e décimo colocados. Já Alonso, que sequer conseguiu registrar tempo de volta rápida no Q2, o francês Esteban Ocon (Force India), o alemão Pascal Wehrlein (Sauber), Stroll e Kvyat foram eliminados nesta segunda parte do treino.

Pole veio no minuto final do treino 

E, finalmente no Q3, quando a pole parecia certa de que ficaria nas mãos de Hamilton, Bottas "deu o bote" no minuto final para cravar o melhor tempo do treino. O inglês ainda foi o último a tentar buscar a pole quando o tempo da sessão já havia se esgotado, mas não conseguiu passar da segunda posição após liderar durante quase todo o tempo na qualificação.
Já a grande surpresa deste treino de classificação foi a Renault, que conseguiu colocar dois pilotos entre os dez primeiros, com Hülkenberg em sétimo e Palmer em décimo. Posicionado entre estes dois no grid, Massa lutará para voltar a pontuar neste domingo depois de ter ficado apenas em 14º no GP da China, segunda etapa deste Mundial. Antes disso, o brasileiro abriu a temporada com um sexto lugar na Austrália, posto que lhe garantiu os oito pontos que o deixam na oitava posição do campeonato, que tem Hamilton e Vettel empatados na liderança, com 43 pontos.
Confira o grid de largada do GP do Bahrein:
  • 1º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1min28s769
  • 2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min28s792
  • 3º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1min29s247
  • 4º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min29s545
  • 5º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min29s567
  • 6º Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min29s687
  • 7º Nico Hülkenberg (ALE/Renault), 1min29s842
  • 8º Felipe Massa (BRA/Williams), 1min30s074
  • 9º Romain Grosjean (FRA/Haas), 1min31s074
  • 10º Jolyon Palmer (ING/Renault), 1min31s074
  • 11º Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1min30s923
  • 12º Lance Stroll (CAN/Williams), 1min31s168
  • 13º Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), 1min31s414
  • 14º Esteban Ocon (FRA/Force India), 1min31s684
  • 15º Fernando Alonso (ESP/McLaren), sem tempo
  • 16º Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso), 1min32s118
  • 17º Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), 1min32s313
  • 18º Sergio Pérez (MEX/Force India), 1min32s318
  • 19º Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 1min32s543
  • 20º Kevin Magnussen (DIN/Haas), 1min32s900
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO