Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 12 de Abril de 2017 às 00:33

Terminal de Toras I


FELIPE FREITAS/DIVULGAÇÃO/JC
As operações no Terminal de Toras do porto de Pelotas, operado pela Sagres, completam seis meses de atividades sem o registro de acidentes e com 70% da meta anual de movimentação alcançada. Os dados apontam 95 barcaças carregadas em Pelotas desde outubro do ano passado, com a redução de 50% no tempo de embarque. Até o final do ano, serão 37 barcaças/mês ou 100 mil metros cúbicos de toras de madeira, informa o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes.
As operações no Terminal de Toras do porto de Pelotas, operado pela Sagres, completam seis meses de atividades sem o registro de acidentes e com 70% da meta anual de movimentação alcançada. Os dados apontam 95 barcaças carregadas em Pelotas desde outubro do ano passado, com a redução de 50% no tempo de embarque. Até o final do ano, serão 37 barcaças/mês ou 100 mil metros cúbicos de toras de madeira, informa o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes.

Terminal de Toras II

O mesmo modal que leva o produto final (celulose) a Pelotas retorna para fábrica em Guaíba com os insumos (toras de eucalipto). O ciclo começa quando a madeira proveniente de 14 municípios da região Sul do Estado chega ao porto de Pelotas. As cargas são acomodadas em barcaças com capacidade de até 2 mil toneladas e seguem até a fábrica da Celulose Riograndense, em Guaíba. De lá, após convertida em celulose, a matéria-prima retorna para o porto do Rio Grande, via Pelotas, para ser exportada. Imagina a economia de caminhões na BR-116.

O país das listas

Boa parte dos políticos da lista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin já estava na boca do povo bem informado há mais tempo. A maior parte do povo, no entanto, não está nem aí. Mas há algumas novidades na lista. Não esquecendo que autorizar inquéritos não é o final da estrada jurídica. Ocorre que, no Brasil, suspeito é sinônimo de culpado.

Por falar em estatais...

...é estranho o conceito corrente de que não se possa privatizar ou vender participação em estatais sob argumento que "são nossas". Nossas quem, cara pálida? Se isso é justificativa para acumular prejuízos e sangrar as burras estaduais, estamos mal arrumados.

...culpa de todos

Também precisa ser dito que a população tem larga responsabilidade nesse quesito. Reclamamos do poder público, mas entupimos bocas de lobo, deixamos calçadas em cacarecos, descuramos não só das fachadas como nem pensamos em deixá-las mais atraentes, ou menos sujas. Sim, têm as pichações, mas também há a teoria das janelas quebradas - quanto mais desleixado o prédio, mais sujeira e pichação atrai.

O outro lado da moeda

Uma equipe de secretários do governo José Ivo Sartori (PMDB) visitou ontem o Jornal do Comércio para clarear o que já foi e o que se pretende fazer para evitar pane geral nas finanças do Estado. Reforça a antiga convicção de como o Estado é um mau gerente de empresas ou instituições, que jamais deveriam ter sido públicas, para começar.

Cidade suja é...

Por mais que a administração Marchezan se esforce em atacar pontos críticos de Porto Alegre, um olhar de quem é ou se coloca na pele de um forasteiro mostra que a limpeza pública impacta negativamente. Não se caminha por um trecho sem que se encontre lixo derramado, papéis voando, calçadas defeituosas, fachadas de prédios que são uma vergonha. A cidade parece aquela série da TV paga "O mundo sem ninguém".

O senhor embaixador


LUCIANO LANES/PMPA/JC
O prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), recebeu o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, que ressaltou a importância do Centro de Estudos Europeus e Alemães inaugurado na segunda-feira na Pucrs. Também esteve presente o cônsul-geral Stefan Traumann. Matéria completa sobre a visita está na página 8.
 

Miúdas

  • ALGUÉM já viu um motoboy obedecer a faixa de contenção nas sinaleiras?
  • FALTA de azuizinhos na rua vai gerando desobediência total às normas de trânsito.
  • NOITE de segunda-feira foi marcada por um número grande de ruas sem iluminação em vários bairros de Porto Alegre.
  • PREFEITO de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT) reduziu em 28% o número de CCs. Economia de R$ 750 mil/ano.
  • IMPRESSIONA como a Capital começa a perder ritmo bem antes da véspera de um feriadão.

Finais

  • GESTÃO ecológica de rios urbanos é temática de workshop internacional dia 24/9h30min na Feevale Techpark de Campo Bom.
  • SENAI-RS inaugura, dia 17/10h, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica em São Leopoldo (avenida Getúlio Vargas, 3.239).