Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 09 de abril de 2017. Atualizado às 22h26.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 10/04/2017. Alterada em 09/04 às 19h38min

Nicho de beleza

Praça ao lado da Rua Coberta de Gramado

Praça ao lado da Rua Coberta de Gramado


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Três feriadões pela frente, dois em sextas-feiras e o terceiro em uma segunda-feira, é o sonho de consumo do setor de turismo e de cidades com esta vocação, sem falar na demanda para o Litoral, se o tempo ajudar. Durante a Páscoa a Serra é imbatível na preferência dos gaúchos. Eventos temáticos atraem turistas internos e externos. E não é só de grande público que o visitantes gostam. Há recantos escondidos que são pequenos oásis de paz. Caso da praça ao lado da Rua Coberta de Gramado.

A doentinha

pg3 placa na escola de enfermagem da ufrgs - foto arfio mazzei
Escola de enfermagem da Ufrgs
ARFIO MAZZEI/DIVULGAÇÃO/JC
Não tem muito que dizer sobre a placa da Escola de Enfermagem da Ufrgs. Não precisa de diagnóstico mais profundo nem ressonância magnética para concluir que ela precisa de um curativo urgente para que não tenha algum tipo de colapso mais adiante.
 

Coisas que irritam

Os motoboys serpenteiam por entre os carros para ficar à frente de todos em uma sinaleira que está fechada. Quando entra a luz verde a maioria fica comendo mosca e é preciso buzinar para que acordem. E como o câmbio é acionado pelo pé esquerdo e o outro está no chão, quando arrancam geralmente guinam para a esquerda, obrigando os motoristas a frear assim que arrancam.

Óleo ao mar

Dizer que a carga de minério de ferro carregado pelo navio sul-coreano que naufragou entre o Brasil e o Uruguai não é tóxica não encerra toda a questão. Para mover um monstro que desloca 260 mil toneladas é preciso muito combustível, que ou vazou em parte ou está contido nos tanques com riscos de rompimento. Os mais eficientes motores marítimos gigantes, na faixa de dezenas de milhares de HP, gastam em torno de até 2,80 litros de diesel por segundo.

Alvo colimado

Mesmo que em alguns aspectos a retirada do comércio de rua irregular no Centro Histórico seja como enxugar gelo, os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Smde), com o apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal estão fazendo força para limpar a área atacando as centrais de abastecimento, depósitos irregulares de frutas e de verduras em vez de só atuar nas bancas. Vão vencer os irregulares no cansaço.

Por falar em bancas...

...todas as frutas e verduras recolhidas pela fiscalização da Smde são encaminhadas para entidades beneficentes. A tonelada apreendida na sexta-feira foi encaminhada para o Lar Santo Antônio dos Excepcionais depois de inspeção sanitária.

Em busca do tempo perdido

Um tema que está ganhando contornos de "breve aqui" é a bilhetagem eletrônica em qualquer veículo do sistema metropolitano de passageiros. Já foi realizada uma reunião proposta pelo deputado estadual Tiago Simon (PMDB) com dirigentes da Trensurb, ATM, EPTC e Procempa, entre outras. Discutiu-se a sistemática que simplifica a rotina dos usuários. Todos lamentaram que a nossa Região Metropolitana é uma das mais atrasadas em termos de integração entre os diversos modais de transporte.

Miúdas

  • DEPRESSÃO afeta 11 milhões de brasileiros, segundo a OMS. Em três anos deve ser a doença mais incapacitante do mundo.
  • EM tempos mais antigos, a depressão era chamada de melancolia. E não era pouca gente afetada.
  • MAIS uma profissão que ganha nome que já existia nos anos 1970, mas ninguém usava: turismólogo.
  • BOA sacada da livraria Fnac. Até o dia 30 cada livro usado vale R$ 20,00 nas compras acima de R$ 200,00 em livros.
  • OS livros usados são doados pela Fnac para entidades ou associações beneficentes.

Finais

MÉDICO residente em oncologia do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Vinícius Lorandi, foi selecionado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica para o Programa de Imersão Internacional nesta área. VIAÇÃO Ouro e Prata será a transportadora oficial da Festa Nacional do Pinhão, que ocorre em Lages, Santa Catarina/de 9 e 18 de junho. CHEFE do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas, Paulo Caramori, foi o único palestrante brasileiro do Latin America Therapy, realizada no Panamá.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia