Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 21 de março de 2017. Atualizado às 17h20.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Transporte

21/03/2017 - 15h51min. Alterada em 21/03 às 17h25min

Ônibus e lotações de Porto Alegre receberão pagamento com cartão de crédito e débito

Marchezan apresentou o cartão ao usar na lotação da linha Menino Deus

Marchezan apresentou o cartão ao usar na lotação da linha Menino Deus


MARCELO G. RIBEIRO/JC
A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta terça-feira (21) o pagamento de passagens de ônibus coletivos e lotações com cartões de crédito, débito e pré-pago. A modalidade é considerada ainda em teste, com usos restritos a duas linhas e exigirá que os cartões dos passageiros tenham tecnologia contactless, que permite o registro do pagamento. A prefeitura assegurou que os bancos terão de emitir aos clientes 
A linha de ônibus T1 (Carris) e a lotação do Menino Deus (carros 224 e 227) poderão receber os meios de pagamento. A lotação começou nesta terça. O T1 será nesta quarta-feira (22). O prefeito Nelson Marchezan (PSDB) fez o lançamento. Ele disse que o projeto busca melhorar a segurança e facilitar o acesso ao sistema de transporte. Segundo Marchezan, Porto Alegre será a primeira capital do País a testar a tecnologia no transporte público municipal.
“Essa inovação garante mais segurança no transporte público, porque diminui a circulação de dinheiro e agiliza todo o processo", comentou o prefeito. Segundo a prefeitura, as vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador.
Os testes serão realizados durante 30 dias com cartões bancários sem contato. O CEO da Autopass, Rubens Gil Filho, que oferece o cartão teste, garantiu que Porto Alegre será a primeira cidade da América Latina a disponibilizar esse serviço no transporte público. Foram feitas 100 unidades. Quem tiver cartão com a tecnologia poderia usar. O diretor técnico da Procempa, Michel Costa, informou que o cartão com a tecnologia pode ser solicitado por qualquer usuário ao gerente do banco que opera.
O Banco do Brasil informou que neste momento não emite cartão com o contactless, que já usa o smartphone como plataforma para pagamentos. O Banrisul também não disponibiliza. Em nota, o banco gaúcho cita que busca disponibilizar "meios de pagamento que não apresentem a necessidade de utilizar cartões físicos ou de digitar senhas e a viabilização de aplicativos que facilitem o acesso dos clientes aos serviços financeiros”.
Segundo Costa, os testes da Autopass, especializada em inovação de meios de pagamento para mobilidade urbana, não terá custos para o município e à Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação. 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia