Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de março de 2017. Atualizado às 00h39.

Jornal do Comércio

Economia

CORRIGIR

Turismo

Notícia da edição impressa de 30/03/2017. Alterada em 29/03 às 20h49min

Consulado dos EUA na Capital abrirá até junho

Atendimento no local vai facilitar a vida de quem quer tirar o visto

Atendimento no local vai facilitar a vida de quem quer tirar o visto


MARIANA CARLESSO/JC
Os trabalhos nas instalações da futura sede do consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre entraram na fase final para a abertura prevista para o primeiro semestre deste ano. Os tapumes já foram retirados da edificação, na avenida Assis Brasil, indicando que a parte externa está aparentemente concluída, com acessos prontos. De acordo com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, segue a previsão de abertura do local até junho. A reforma do prédio que abrigará o local começou em junho de 2015.
Os serviços oferecidos deverão facilitar a vida de quem busca tirar o visto para entrar em terras norte-americanas. Atualmente, quem quer retirar seu visto deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) de Porto Alegre para iniciar o processo. Ainda assim, a entrevista segue não sendo feita na Capital, obrigando os viajantes a ir fazê-la em outras cidades que têm um consulado norte-americano, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. A expectativa é que isso mude com a abertura do consulado em terras gaúchas.
Neste ano, com a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, houve aumento das restrições para a retirada de visto para o país. As mudanças ocorreram na faixa de idade que garante a isenção de entrevista, que antes era possível a pessoas com menos de 16 anos e mais de 66 anos. Agora vale apenas para menores de 14 anos e maiores de 80 anos. 
Além disso, para fazer a renovação para visto expirado há mais de um ano também é necessário fazer uma nova entrevista, o que antes era permitido para um visto vencido há até quatro anos.
CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia