Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 15 de Março de 2017 às 19:34

Mercado do arroz não condiz com oferta e demanda, dizem Irga e Federarroz

Os movimentos de mercado e comercialização neste início da colheita do arroz estão desconectados da razoabilidade. Esta é a avaliação de produtores e analistas de mercado, que discordam da repercussão de uma supersafra.
Os movimentos de mercado e comercialização neste início da colheita do arroz estão desconectados da razoabilidade. Esta é a avaliação de produtores e analistas de mercado, que discordam da repercussão de uma supersafra.
Para o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, o recente movimento das cotações do arroz em casca no Rio Grande do Sul causa uma certa estranheza, uma vez que os fundamentos do mercado naturalmente deveriam garantir a sustentação dos preços. "O Irga projeta uma safra de 8,4 milhões de toneladas, representando uma normalização dos índices de produção após a forte quebra ocorrida na última temporada, longe de uma supersafra, como tem sido noticiada", enfatiza. Segundo Barata, há, considerando a mais baixa posição do estoque, uma disponibilidade enxuta de produto, ajustada à demanda interna.
De acordo com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz), Henrique Dornelles, o volume de safra disponível é pouco superior a da temporada passada. "O Brasil colherá 12 milhões de toneladas e, se somado o estoque de passagem, teremos um pouco mais de arroz no mercado que em 2016", informa.
O dirigente afirma que não há motivo razoável para o enfraquecimento das cotações, principalmente devido ao fato de a colheita ainda não ter avançado, estando atrasada em relação ao histórico.
Há uma estranheza entre os produtores na sintonia de declarações de parte de setores da cadeia produtiva, constantemente falando em redução de preços. "Diante dessa tática, a Federarroz orienta os produtores que firmem o preço de R$ 43,00 para Fronteira Oeste e R$ 47,00 para Planície Externa, ficando as demais regiões dentro desses limites, na saca de 50 quilos", afirma.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO