Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Março de 2017 às 18:14

Receita Federal vasculha internet e redes sociais em busca de sonegadores

Ostentar um padrão de vida nas redes sociais e declarar outro no Imposto de Renda (IR) pode sair caro, e a Receita Federal tem reforçado cada vez mais a fiscalização em sites e redes sociais em busca de inconsistências financeiras.
Ostentar um padrão de vida nas redes sociais e declarar outro no Imposto de Renda (IR) pode sair caro, e a Receita Federal tem reforçado cada vez mais a fiscalização em sites e redes sociais em busca de inconsistências financeiras.
As informações obtidas on-line viram ponto de partida para uma investigação mais detalhada dos auditores. "A gente usa a internet como subsídio. Toda fiscalização é feita com base numa análise de risco, a partir de um algoritmo que varre a internet com palavras-chave e vincula um determinado perfil a critérios já programados", explica Flavio Vilela, coordenador-geral de Fiscalização da Receita.
Com esse mapeamento, a Receita consegue identificar "laranjas" usados por empresas para sonegação. "A gente fiscaliza uma empresa e vê que o nome que está no contrato social não tem capacidade financeira ou conhecimento para ser sócio. O dono de uma empresa com faturamento de R$ 100 milhões no ano e que posta foto de churrasco da favela. É dono da empresa? Não. Aí vamos atrás de quem é o dono, a partir dos contatos dessa pessoa", afirma.
Esse cruzamento de informações é feito também a partir de dados on-line disponíveis em cartórios. Depois que é feito o vínculo entre o patrimônio e a pessoa, a Receita tem base para fazer o lançamento tributário e cobrar impostos que tenham sido sonegados.
Segundo Vilela, o contribuinte não precisa se preocupar com o que posta nas redes sociais. "A única questão é declarar corretamente. Se declarar corretamente, pode fazer o que quiser na internet," ressalta.
A multa para quem omite informações é de 75% do imposto devido, além da cobrança de 27,5% de IR sobre o bem. Se a Receita entender que houve fraude, a multa pode chegar a 150% do imposto devido, além dos 27,5% de IR.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO