Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 24 de mar�o de 2017. Atualizado �s 07h13.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 24/03/2017. Alterada em 23/03 �s 20h46min

Economia de �gua

A Ford vem trabalhando para usar somente água reciclada na produção de seus veículos no Brasil. A empresa já obteve resultados expressivos de diminuição do consumo de água, com economia de 61% de 2000 a 2015. Na fábrica baiana de Camaçari, por exemplo, a meta de redução por carro produzido foi superada em 2016, chegando a 2,23 m3 por unidade. O complexo de São Bernardo do Campo (SP), por sua feita, baixou o consumo de água ao longo dos últimos cinco anos em 35,8%, o que representa uma economia de 863 milhões de litros.
Financiamentos
Os financiamentos de veículos no Rio Grande do Sul totalizaram 20.407 unidades novas e usadas em fevereiro, queda de 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados. O Sul responde pelo segundo maior volume de financiamentos de veículos no Brasil. Em fevereiro, a região acumulou 71.047 vendas de veículos a crédito, 1% menor na comparação com o mesmo mês de 2016. O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip.
Furgão substituto
A Renault estaria cogitando vender no Brasil o furgão Dacia Dokker, que será fabricado na Argentina para substituir o Kangoo. A informação é do site Autos Segredos. Algumas unidades do modelo já foram flagradas em testes na região da fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR).
Fim de operação
Após quase sete anos, o Grupo SHC encerrou a representação oficial da Aston Martin no Brasil. O baixo volume de vendas e o alto custo operacional foram as causas primordiais para o fim da operação da única concessionária da marca britânica no País, que ficava no Jardim Europa, um dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo. Em 2016, a Aston Martin vendeu no mercado nacional apenas duas unidades do seu modelo "de entrada" Vantage (que custa a pequena fortuna de R$ 820 mil). Para comparar, no ano anterior, 36 exemplares do carro foram emplacados.
Ofensiva comercial
A BMW anunciará aquela que já é considerada a maior ofensiva comercial de sua história. Concentrada no crescimento do número de vendas e na ampliação do portfólio, a ação estratégica prevê o lançamento de 40 novos automóveis em um prazo máximo de dois anos. O objetivo é superar a Mercedes-Benz e voltar à liderança do mercado global de veículos de luxo.
Patentes cedidas
A Microsoft vai ceder à Toyota as patentes de seus sistemas de conectividade veicular. Trata-se do maior acordo do tipo já fechado com uma montadora, mas sem exclusividade. A Microsoft continuará buscando outros parceiros para essa área. Com o acerto, a Toyota terá acesso a sistemas de reconhecimento de voz, controle por gestos, inteligência artificial e segurança.
País dos elétricos
Mais de 100 mil veículos elétricos rodam atualmente na Noruega, o que faz desse país escandinavo o com a maior taxa per capita de automóveis movidos a eletricidade (a população de lá é de 5,2 milhões de pessoas). Essa proliferação se explica, em grande parte, pelos estímulos governamentais: o comprador de um carro elétrico na Noruega paga menos impostos, pode estacionar e abastecer de graça no Centro das cidades, tem uso livre de barcas e acesso às faixas de ônibus. Hoje, praticamente 40% dos automóveis vendidos no país nórdico são movidos a eletricidade. E as autoridades locais já cogitam eletrificar toda a frota até 2025.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia