Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 03 de abril de 2017. Atualizado às 19h58.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 03/04/2017. Alterada em 03/04 às 20h00min

De volta ao passado

ACERVO ALFONSO ABRAHAM/DIVULGAÇÃO/JC
O Litoral Sul já teve sua linha férrea privada unindo Palmares a Osório com trens e carro-motor, uma espécie de lotação. A foto é de 1959 e foi obtida em Osório pelo falecido fotógrafo José Abraham, da antiga Caldas Júnior. O interessante era a carga que transportavam. Vindos da Metade Sul, barcos subiam a Lagoa dos Patos com cargas diversas, que descarregavam nesta cidade. De Osório a Porto Alegre a carga era de bananas, arroz e cachaça, principalmente.

O contágio

Nem todos os movimentos sociais são radicais ou favoráveis à violência física e ao eventual quebra-quebra de equipamentos públicos. Mas é como uma batida de frutas, quando se coloca frutas vermelhas ou amarelas - manga, morango, mamão, melancia. Se na hora de acionar o liquidificador se colocar meio abacate, esverdeia tudo.

Azar da população I

Porto Alegre assistiu na tarde de sexta-feira mais uma ação de trancamento de ruas no Centro Histórico e adjacências. Para variar, CUT & Cia. Impedir a maioria silenciosa de ir e vir, comprar, pegar o ônibus é a forma mais antipática de protestar. Foi uma ação político-ideológica. O que falta para os ditos movimento sociais é criatividade.

Azar da população II

Então, o povo que se exploda, como dizia o personagem Justo Veríssimo do Chico Anísio. E esse egoísmo e falta de consideração para com o próximo mostra que, desse jeito, este País ficará eternamente imobilizado neste berço esplêndido, refém do próprio desatino, do individualismo atroz que parece ser o valor a prioritário dos tempos que correm.

Os 10 maiores

No início do ano, o Jornal do Comércio publicou uma série com os prefeitos que assumiram os 10 maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Sul. Faltava Gravataí, onde a eleição foi anulada. Esta edição traz a entrevista com Marco Alba (PMDB), que venceu o pleito suplementar no município.

Feira de Oportunidades

Com 579.685 mil atendimentos, mais de 4 mil horas de atividades e ações sistemáticas nos 497 municípios gaúchos ao longo de 11 edições, a 12ª Feira de Oportunidades do
Senac-RS já tem data: de 8 a 13 de maio, em todas as unidades Senac do Estado. Ela foi criada em alusão ao Dia do Trabalhador.

Falta de persistência

Os legislativos às vezes têm boas ideias, mas ou elas não prosperam ou são abandonas do meio do caminho. Um bom exemplo foi a criação, há sete ou oito anos, do Espaço do Vereador no Mercado Público de Porto Alegre. Se Maomé não ia à montanha, etc. etc. Era excelente para encarar demandas do povo olho no olho. Mas poucos edis iam lá, e aos poucos o espaço morreu de morte morrida.

Junta Comercial

O presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Roberto Kopschina, é o novo vice-presidente Sul (RS, SC, PR) da Federação Nacional de Juntas Comerciais, que abrange as 27 Juntas Comerciais do País. A posse será durante o encontro nacional de Juntas, de 23 a 27 de maio na Capital e Gramado.

Miúdas

  • E SE em vez de tirar a desoneração da folha se desonerasse ainda mais para estimular o crescimento?
  • EM um primeiro momento a arrecadação poderia cair, mas no segundo talvez compensasse a queda.
  • ODACIR Klein, presidente do BRDE, diz que a economia brasileira e gaúcha melhoram este ano.
  • EMBORA não vá ser "a oitava maravilha do mundo", ressalta Odacir, o horizonte está mais claro.
  • FAZ tempo que não bomba na internet o aparecimento de alguma nova planta milagrosa que cura até unha encravada.
  • NÃO se chega ao fanatismo sem um exercício de embrutecimento da alma (Ex-ministro Severo Gomes).

Finais

  • FERNANDO Silveira, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda Rio Grande do Sul, recebe as agências gaúchas para o Talk Bier amanhã/18h.
  • RIO Grande Energia (RGE) entregou à comunidade de Júlio de Castilhos e região obras no valor de R$ 16,4 milhões.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia