Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 27 de março de 2017. Atualizado às 10h36.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 27/03/2017. Alterada em 26/03 às 22h10min

Muitas comemorações

JOSIELE SILVA/CMPA/JC
Porto Alegre foi palco de muitas comemorações ontem e em todo o fim de semana para marcar os 245 anos: teve corrida, campeonato de futebol, feiras de rua, festa no parque, aniversário do Brique da Redenção e até Carnaval. Mesmo com as adversidades - na sexta-feira, a festa no sambódromo foi cancelada -, as escolas de samba fizeram bonito no Porto Seco, mostrando animação, em pleno outono (matéria nesta edição). Um exemplo é o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Embaixadores do Ritmo, em destaque na foto.

Quem te viu, quem te vê

Não passa dia sem que algum leitor reclame do atraso dos Correios, principalmente para quem tem uma atividade profissional que depende demais da entrega. De modelo mundial nos anos 1970, a empresa chegou a este ponto graças às sucessivas indicações de políticos ruins de gestão. Um corretor de seguros prejudicado disse que está na hora de privatizar. Verdade. Pior não fica.

Histórias da Brigada

Na semana passada, policiais militares (PMs) do 9º BPM abordaram um sujeito de 32 anos que estava armado na rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. Ele confessou aos policiais militares que pretendia matar um menor de 17 anos. Em vez de deixar por isso mesmo, os PMs foram atrás e localizaram o menor, que confirmou que estava jurado de morte. Graças à iniciativa, um homicídio foi evitado.

Difícil...

Quando estava no auge da popularidade devido à eficiência administrativa do seu governo, nos anos 1930, Il Duce Benito Mussolini visitou Nova Iorque e foi efusivamente festejado pelos oriundi. Até Cole Porter compôs uma música para ele, cuja letra fazia rima com o nome do líder italiano e o mágico Houdini. Mussolini, de fato, havia feito algumas mágicas administrativas na Itália.

...e inútil

Ele drenou os pântanos de Roma, colocou os trens no horário e deportou a máfia para a Sicília, o que na época parecia uma boa ideia. Uma jornalista norte-americana o entrevistou e perguntou se era muito difícil governar a Itália. O Duce respondeu que não, mas que era inútil. Hoje, governar o Brasil também parece ser inútil, e muito difícil.

Zero a zero, bola ao centro

O presidente Michel Temer (PMDB) não está só tirando os bodes da sala na reforma da Previdência, desenquadrando diversas camadas da população. Está é aquietando suas excelências da base aliada. É a chantagem de sempre desse Congresso Nacional pusilânime. O problema, como diz o ex-secretário estadual da Fazenda Aod Cunha de Moraes, é que, se abre uma exceção, como vai negar outras exceções?

Sempre aos domingos

O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) está disposto a determinar a abertura do Mercado Público e suas lojas também à noite e aos domingos (veja na entrevista especial). A pretensão é linda e maravilhosa, mas os permissionários dizem que os seus funcionários não abrem mão do descanso. E contratar novos e treiná-los seria economicamente inviável. Ninguém abre para perder dinheiro. Mas se o projeto de revitalização do Cais Mauá sair, bom, aí muda de figura.

Gasparotto 50

Jornalista, colunista social, avaliador, leiloeiro. Este é o perfil básico de Paulo Gasparotto (www.paulogasparotto.com.br). São 50 anos de carreira e 80 de vida, a serem completados dia 20. Essa trajetória será contada em exposição no Shopping Iguatemi a partir do dia 4. A curadoria é da crítica de arte Paula Ramos.
 

Miúdas

  • QUEM sentar perto do cobrador de ônibus vai observar que, volta e meia, um idoso de 17/18 anos passa o cartão do idoso.
  • GRANDE é o número de pungas e subtrações de celulares de passageiros prestes a embarcar nas paradas de ônibus no Centro Histórico de Porto Alegre.
  • INAUGURADA a primeira montadora de táxis elétricos do Reino Unido para o mercado londrino e de exportação.
  • DETALHE é que a fábrica, a LTC, é controlada pela chinesa Geely. Por que não estamos surpresos?

Finais

TRADICIONAL Chá da Tarde, uma tradição do Plaza São Rafael Hotel, está de volta às quartas-feiras/16h-18h. SENADORA gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) será palestrante da reunião-almoço de hoje na CIC Caxias do Sul. SENAI-RS inaugura, dia 30, duas novas unidades, em Panambi e Passo Fundo. CREMATÓRIO Saint Hilaire, do Grupo Cortel, em Viamão, completou ontem 10 anos de atividade.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
paulo roberto brambilla 27/03/2017 09h40min
Preciso com urgência de um documento que está em B.Camboriú, a primeira vez, me mandaram por carta registrada, e foi devolvido com a alegação que não acharam o endereço, a segunda vez, depois de conferir bem o endereço, pedi para remeterem por sedex, já faz uma semana isto, desde quinta feira que não consigo mais fazer o rastreamento, possivelmente vão dar a mesma desculpa, além do gasto, estou perdendo dias preciosos, pois posso até perder uma causa, por culpa deste, malfadado correio.