Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 02 de março de 2017. Atualizado às 23h49.

Jornal do Comércio

Automotor

COMENTAR | CORRIGIR

Internacional

Notícia da edição impressa de 03/03/2017. Alterada em 02/03 às 21h14min

Panamera Sport Turismo, um Porsche tamanho família

DIVULGAÇÃO/JC
A Porsche amplia a família do seu sedã de luxo com uma sofisticada versão perua. A traseira alongada e a grande porta traseira denunciam: trata-se de um Porsche com muito espaço para bagagem. Pensado para a família? Pode soar como uma heresia para os fãs puristas da marca alemã e, talvez por isso, o Panamera Sport Turismo prefere se autodenominar "conveniente" e "flexível", termos mais palatáveis aos apaixonados.
Além de grande - acomoda 520 litros -, o compartimento de carga conta com piso baixo, o que facilita a tarefa de carregar e descarregar. Um sistema para organização do porta-malas pode ser solicitado pelo comprador, incluindo dois trilhos integrados ao assoalho de carga, quatro pontos de amarração e uma rede divisória. Uma tomada elétrica de 230V é outro opcional para a área de bagagem.
Tal qual o sedã esportivo do qual deriva, o Panamera Sport Turismo se notabiliza pelas proporções extremamente dinâmicas e pelo porte avantajado. O veículo tem 5.049 milímetros de comprimento, 1.428 mm de altura e 1.937 milímetros de largura, enquanto a distância entre-eixos alcança 2.950 mm. A silhueta é marcada ainda pelos curtos balanços nas extremidades e enormes rodas medindo até 21 polegadas.
O novo Sport Turismo é o primeiro Panamera a possuir três lugares na parte traseira - mais um indicativo da sua proposta familiar. Os dois bancos "de fora" lembram poltronas individuais, mas são ligados por um assento central menor e menos envolvente - criando, assim, uma configuração 2 1.
Contudo, o DNA esportivo da Porsche não fica dormente no Panamera Sport Turismo. Muito pelo contrário. Um exemplo disso está no teto do carro, alongado por um defletor aerodinâmico adaptativo. O ângulo desse componente varia dependendo da situação de rodagem e da seleção dos modos de condução programados para o veículo.
Até a velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico se mantém em sua posição mais retraída, com um ângulo negativo de sete graus, reduzindo o arrasto aerodinâmico e contribuindo para otimizar o consumo de combustível. Acima de 170 km/h, porém, o defletor de teto se movimenta automaticamente para sua posição de alta performance, com ângulo de um grau positivo, aumentando assim a estabilidade direcional.
O lançamento do Panamera Sport Turismo no mercado europeu está previsto para o mês de outubro, com os mesmos cinco motores que já equipam o sedã, nas potências de 330 cv, 422 cv, 440 cv, 462 cv e 550 cv. A unidade de 422 cv é movida a diesel, enquanto a de 462 cv é híbrida, associando propulsores a combustão (gasolina) e elétrico. As demais consomem somente gasolina.
O Brasil receberá todas essas versões, à exceção da diesel, mas apenas no final de 2017. Preços locais ainda não foram definidos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia