Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017. Atualizado às 07h16.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Mercado Financeiro

Bolsas asiáticas iniciam semana com ganhos, após gestos de conciliação de Trump

As bolsas asiáticas iniciaram a semana em tom positivo, após recentes gestos de conciliação do presidente Donald Trump ajudarem a reduzir preocupações sobre os laços dos EUA com seus principais parceiros da região.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,41%, encerrando a segunda-feira a 19.459,15 pontos. Na China, o Xangai Composto avançou 0,63%, a 3.216,84 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto teve alta de 0,74%, a 1.964,75 pontos.

Após se reunir na sexta-feira com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na Casa Branca, Trump afirmou que as conversas foram "muito produtivas". O republicano também declarou que os EUA apoiam 100% o Japão, "seu grande aliado", depois que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico no Mar do Japão durante o fim de semana.

Antes disso, no fim da semana passada, Trump prometeu que a Casa Branca respeitará a política de uma "uma só China" - que considera Taiwan parte do país - durante conversa telefônica com o presidente chinês, Xi Jinping.

O apetite por risco na Ásia também se seguiu ao bom desempenho das bolsas de Nova York, que atingiram novos recordes de fechamento na sexta, em meio à perspectiva de que o governo dos EUA reduza impostos e flexibilize a legislação do sistema financeiro.

Entre outros mercados da região asiática, o Hang Seng registrou ganho de 0,58% em Hong Kong hoje, a 23.710,98 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi mostrou leve alta de 0,17% em Seul, a 2.078,65 pontos, o Taiex subiu 0,46% em Taiwan, a 9.710,32 pontos, e o filipino PSEi avançou 0,82% em Manila, a 7.294,67 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana se valorizou pelo quinto pregão consecutivo, impulsionada por ações de mineradoras. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,7% em Sydney, a 5.760,70 pontos, atingindo o maior nível em quatro semanas.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia