Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 06 de fevereiro de 2017. Atualizado às 09h41.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

indústria automotiva

Alterada em 06/02 às 10h45min

Lucro da Toyota cai no 3º trimestre fiscal, influenciado por força do iene

Lucro líquido da montadora japonesa foi de 486,5 bilhões de ienes

Lucro líquido da montadora japonesa foi de 486,5 bilhões de ienes


BRENDAN SMIALOWSKI/AFP/JC
A montadora japonesa Toyota divulgou nesta segunda-feira (6) que teve lucro líquido de 486,5 bilhões de ienes (US$ 4,3 bilhões) no terceiro trimestre fiscal (encerrado em dezembro), menor que o ganho de 627,97 bilhões de ienes obtido no mesmo intervalo de 2015, devido à valorização do iene ante o dólar no período.
Já a receita da Toyota caiu para 7 trilhões de ienes no último trimestre, de 7,34 trilhões de ienes um ano antes.
A Toyota e outras exportadoras japonesas têm sido prejudicadas pela tendência de força do iene. No terceiro trimestre fiscal, o dólar valia em média 109 ienes, ante 121 ienes no mesmo período de 2015.
Além disso, existe um excesso de carros usados da Toyota nos EUA - impulsionado por anos de vendas recordes -, que pesa nos preços de veículos novos. Entre outubro e dezembro, o lucro operacional da Toyota na América do Norte foi de 101,3 bilhões de ienes, ante 141,8 bilhões de ienes um ano antes.
A Toyota elevou sua projeção de lucro para o ano fiscal (que termina em março), de 1,55 trilhão de ienes para 1,7 trilhão de ienes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia