Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 05 de fevereiro de 2017. Atualizado às 21h43.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Marketing

Notícia da edição impressa de 06/02/2017. Alterada em 05/02 às 22h32min

Marcas de Quem Decide terá novidades em sua 19ª edição

Resultados serão disponibilizados em diversas plataformas do Jornal do Comércio

Resultados serão disponibilizados em diversas plataformas do Jornal do Comércio


REPRODUÇÃO/REPRODUÇÃO/JC
O projeto Marcas de Quem Decide (MDQD) está cada vez mais sintonizado com o seu tempo. Em sua 19ª edição, entre as categorias especiais pesquisadas para apurar as mais lembradas e preferidas pelos gestores e formadores de opinião do Rio Grande do Sul, foi criada a Marca Gaúcha Inovadora. "As empresas buscam vantagem competitiva para poder se destacar nos cenários nacional e internacional, e o investimento em inovação é a chave para que consigam a transformação necessária para atingir este objetivo", afirma o diretor comercial do Jornal do Comércio, Luiz Borges.
Ele ressalta que o mercado está em um processo de mudança constante, principalmente na última década. "Por isso, faz parte do nosso trabalho a inclusão de novas categorias solicitadas pelo nosso público."
Segundo Borges, o Marcas de Quem Decide sempre ultrapassou as suas metas dos anos anteriores por acompanhar as novas tendências e ouvir o mercado. "O resultado é que a pesquisa cresce em importância todo o ano no meio empresarial, publicitário e acadêmico. Por sua credibilidade, as empresas utilizam a pesquisa para direcionar seus investimentos em marketing."
O projeto MDQD é o mais abrangente estudo de lembrança e preferência de marcas (top of mind e top of preference) realizado anualmente, desde 1999, pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata. O estudo não se limita a descobrir apenas a posição da marca na memória de um consumidor com alto poder de decisão, mostrando também o desempenho no momento da compra.
O diretor executivo da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, explica que, nesta edição, a pesquisa trabalhou um conjunto de percepções que os entrevistados poderiam ter em termos conceituais, não envolvendo as categorias tradicionais. "Não falamos em nomes de setores, como farmácia, ensino técnico, por exemplo. Optamos por trabalhar com conceito: marca gaúcha inovadora, tecnológica, conservadora etc. Nosso objetivo era saber que tipo de marca os entrevistados citariam a partir desse estímulo conceitual. No final, junto com a direção do JC, decidimos incluir a Marca Gaúcha Inovadora no grupo especial, ao lado da Grande Marca Gaúcha e Preservação Ambiental."
O que chama a atenção é que 58,9% das pessoas entrevistadas não lembraram de nenhuma marca gaúcha inovadora, e 57,8% não têm preferência por alguma dela. "Comparando os resultados, é mais ou menos o mesmo conjunto de marcas que são sempre citadas, o que comprova o quanto nós, gaúchos, estamos pobres de marcas próprias, tanto lembradas como na preferência", observa Di Vicenzi.
Outra novidade é na nomenclatura da categoria Empresa Pública, que passou para Empresa Pública Gaúcha. Também nessa categoria, 24% dos entrevistados não lembraram de nenhuma empresa pública gaúcha e 34,4% das pessoas disseram que não tinham preferência por nenhuma marca pública gaúcha.
O mesmo ocorre com a nova categoria Escritório Jurídico: 66,6% das pessoas entrevistadas não lembraram de nenhum nome. Até os índices dos escritórios que foram lembrados têm percentuais muito baixos. As outras novas categorias são: Certificação Digital, Conselho de Classe Profissional, Rede de Informática e Registro de Marcas e Patentes.
Os pesquisadores ouviram 526 pessoas entre outubro e dezembro de 2016. Mais de 60% dos entrevistados são donos ou sócios de empresas dos principais municípios do Rio Grande do Sul, com participação expressiva no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do Estado.
Depois de 19 anos de pesquisa, o banco de dados tem hoje mais de 40 mil registros de marcas de produtos, serviços e nomes de empresas. Trata-se de um patrimônio incalculável pela capacidade de reunir, em um só lugar, um amplo conjunto de informações.

Multiplataforma, pesquisa trará resultados completos divulgados nos meios impresso e digital

Cerimônia de apresentação de dados do levantamento acontecerá em 7 de março no Hotel Plaza São Rafael
Cerimônia de apresentação dos resultados acontecerá no dia 7 de março no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael
ESPECIAL/JC
Sempre atenta às novidades e às tendências do mundo das marcas, a pesquisa Marcas de Quem Decide está ainda mais multiplataforma, com a conexão digital que potencializa a percepção das marcas durante o ano todo.
O conteúdo estará disponível em todas as plataformas do Jornal do Comércio, que envolve dois cadernos impressos, um de cobertura do evento e um com os resultados completos da pesquisa e conteúdo especial sobre o mundo do branding, um site totalmente reformulado, vídeos exclusivos, galeria de imagens, versão para folhear on-line e redes sociais.
"O mercado está cada vez mais sintonizado. As próprias marcas estão passando por essa transformação", explica Luiz Borges. Para ele, é importante para o MDQD acompanhar essas mudanças, uma vez que as empresas estão cada vez mais conectadas e buscam pela informação na internet.
A campanha do MDQD foi feita pela agência Vossa Estratégia e Comunicação com o objetivo de mostrar a disponibilidade da pesquisa em diferentes plataformas. Uma característica que facilita o acesso ao conteúdo por parte dos diversos interessados na análise e compreensão do comportamento das diferentes marcas em seus respectivos segmentos.
O projeto gráfico do caderno Marcas de Quem Decide deste ano busca um formato com design leve e inovador, privilegiando e valorizando as imagens inseridas nos conteúdos ao longo da edição. Tudo isso para tornar a leitura ainda mais agradável e inspiradora nos diversos formatos e plataformas. Acompanhando essa inovação, o site do MDQD também passou por uma reformulação no design, abrindo mais espaços para o conteúdo e os anunciantes.
A apresentação dos resultados da pesquisa que revelará as cinco primeiras classificadas de cada categoria ocorrerá no dia 7 de março no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
No dia 27 do mesmo mês, circulará, encartado no JC e em suas plataformas digitais, o caderno especial com todas as informações do Marcas de Quem Decide. Além dos resultados completos da pesquisa, serão incluídas na publicação matérias e entrevistas exclusivas, artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento e a cobertura ampliada da premiação.
Para saber mais informações e acompanhar, acesse o site ou a página do Facebook
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia