Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017. Atualizado às 00h04.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Edgar Lisboa

Repórter Brasília

Notícia da edição impressa de 23/02/2017. Alterada em 22/02 às 20h54min

Carteira Militar

O deputado Alceu Moreira (PMDB) apresentou projeto de lei para conceder direito à expedição da carteira de identidade militar para todos os militares, incluindo os reservistas. Segundo ele, é um "ato singelo" com consequências práticas. "Esse singelo gesto permite que o vínculo militar se estenda para além do período de prestação do serviço militar temporário. Entendemos que é um motivo de orgulho para os militares reservistas preservarem esse vínculo com a sua Força. Além disso, também é uma forma administrativa que cada Força Armada terá de manter controle sobre os efetivos na reserva, atualizando informações de identificação de tempos em tempos."
Filme Polícia Federal
O deputado Paulo Pimenta (PT) enviou ao Ministério da Justiça 41 perguntas sobre o envolvimento da Polícia Federal na produção do filme Polícia Federal - A lei é para todos. O filme, que deverá ser lançado em junho, é inspirado em fatos reais sobre a Operação Lava Jato, desde o início do processo até a condução coercitiva do ex-presidente Lula.
Redução da pobreza
A Organização das Nações Unidas (ONU) elogiou o Brasil em 2015 por ter reduzido radicalmente a miséria. De acordo com o órgão, o Brasil foi um dos que mais contribuiu para o mundo alcançar a meta proposta pelo primeiro dos oito objetivos da ONU até 2015: "Acabar com a pobreza extrema e com a fome", tornando-se referência internacional em relação ao assunto. Isso porque, enquanto o mundo conseguiu reduzir a pobreza extrema pela metade - de 47%, em 1990, para 22%, em 2012 -, o Brasil, no mesmo período, erradicou a fome e fez com que a população extremamente pobre do País caísse para menos de um sétimo do registrado em 1990 (de 25,5% para 3,5% em 2012). Para ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a pobreza voltou no último ano da ex-presidente Dilma Rousseff. "Eu vi uma publicação do Banco Mundial, todo mundo dizendo que vinha sendo reduzida no Brasil, e que agora está voltando a aumentar.
São José do Norte
O senador Lasier Martins (PSD) esteve em audiência, nesta quarta-feira, com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, para tratar da liberação do licenciamento ambiental para exploração de minérios pesados no município de São José do Norte. Lasier foi, juntamente com o Secretário de Modernização Administrativa e Recurso Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, Raffaele di Cameli, e o presidente da Rio Grande Mineração S.A., Luiz Augusto Bizzi. O projeto, que tramita há seis anos, já foi objeto de várias audiências, vistorias, análises técnicas e recomendações do conselho gestor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No entanto, a licença de viabilidade ambiental ainda não ocorreu. O ministro teve o cuidado de convidar para a audiência técnicos do Ibama que, durante a reunião, comunicaram que o laudo do instituto é favorável ao projeto. Sarney Filho afirmou que "os seis anos de espera serão resolvidos em seis meses".
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia