Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Fevereiro de 2017 às 00:29

A câmera dos franceses


BORIS HORVAT/AFP/JC
Perto do equipamento padrão das nossas polícias os policiais de países europeus parecem ter saído de filme de ficção científica. E às vezes não se trata de armas modernosas e potentes, mas de soluções simples que melhoram a eficácia. Este policial de Marselha, França, utiliza uma câmera de vídeo de alta definição que grava tudo. Reduzem as tensões dos agentes, permitem à central acompanhá-los, tira dúvidas e é uma, literalmente, testemunha ocular.
Perto do equipamento padrão das nossas polícias os policiais de países europeus parecem ter saído de filme de ficção científica. E às vezes não se trata de armas modernosas e potentes, mas de soluções simples que melhoram a eficácia. Este policial de Marselha, França, utiliza uma câmera de vídeo de alta definição que grava tudo. Reduzem as tensões dos agentes, permitem à central acompanhá-los, tira dúvidas e é uma, literalmente, testemunha ocular.

As subidas

A pesquisa CNT/MDA divulgada tem leituras para todos os matizes ideológicos. Lula subiu de 24,8% das intenções de voto da última avaliação para 30,5%. É uma boa subida, é verdade, mas percentual por percentual o campeão é o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que subiu de 6,5% em outubro para 11,3%. Quase dobrou. Não deve chegar lá, mas...

Lixo no morro

O de sempre, um depósito irregular de lixo desta vez na rua Banco Inglês, 207, Morro Santa Teresa. O protocolo tem o número 0506551783. A menos de 10 metros do local funcionam três lojas, todas elas fiéis pagantes de IPTU. Insetos e roedores se multiplicaram na área.

O caminho da Índia


JOEL VARGAS/PMPA/JC
O prefeito Nelson Marchezan Júnior recebeu ontem a visita do embaixador da Índia no Brasil, Sunil Lal. Ele está aqui para construir uma agenda de negócios e investimentos com o Estado e os municípios gaúchos. Entre as áreas de interesse dos indianos, na Capital, estão a saúde e a tecnologia e inovação. Marchezan explicou ao embaixador que um portfólio de oportunidades está sendo elaborado para subsidiar países, cidades e empresas que queiram investir em Porto Alegre.
 

Questão de expectativa

Durante o seminário da Famurs, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), resumiu o desafio dos novos gestores municipais: o desafio é a expectativa das pessoas e o ritmo das respostas. Eis o drama.

Licenciamento ambiental

Desde o dia 6 os pedidos de licenciamento ambiental estão bem mais ágeis e simplificados. Tanto na Fepam quanto na Sema os processos agora são protocolados por meio digital, através do Sistema On-line de Licenciamento Ambiental. Além de Porto Alegre, oito cidades gaúchas já usam o sistema.

A revolta do café

Os 370 apenados do presídio regional de Araxá (MG) iniciaram um tumulto na segunda-feira por causa do corte pela metade do fornecimento de café - antes eram 200 mililitros. É grave a crise até em um estado produtor da rubiácea. Ao que se saiba, aqui ninguém pensa em cortar o chimarrão.

É hoje

A revitalização de avenidas e corredores de ônibus de Porto Alegre mereceu o aplauso dos leitores, que também não esquecem de cobrar as outras obras. Aliás, a prefeitura divulga hoje a situação financeira de 19 grandes obras de mobilidade da Capital, as chamadas "Obras da Copa". No caso do asfalto, o dinheiro veio da instituição de fomento CAF, verba carimbada especificamente para este fim.

Casas de Petrópolis

A propósito da nota sobre a proposta de isenção do IPTU para quem restaurar prédios abandonados ou antigos de Porto Alegre, leitor sugere que o benefício deveria ser praticado para os imóveis do bairro de Petrópolis listados pelo Ephac e que não podem ser alterados. Essa é realmente uma injustiça histórica.

Desilusão pedetista I

Um veterano pedetista de Porto Alegre acredita que a saída do ex-vereador Nereu D'Ávila da sigla é apenas mais uma defecção da longa lista da, na sua opinião, debandada que o partido terá. As queixas são gerais, decisões tomadas sem ouvir parlamentares e membros dos diretórios, a forma como o presidente nacional Carlos Lupi dirige o PDT e por aí vai.

Desilusão pedetista II

Os fatos dão razão ao reclamante e aos que abandonaram o PDT. Outrora reduto pedetista, com a saída do vereador Nereu o partido conta com apenas três vereadores na colenda porto-alegrense. As queixas contra Lupi são antigas e severas, a ponto de muitos históricos do partido de Leonel Brizola se perguntarem para onde ele quer levá-lo.

Miúdas

  • REDUÇÃO do preços das ligações da telefonia fixa e móvel determinada pela Anatel é um oásis no deserto das más notícias.
  • PILOTOS de aviões comerciais são checados periodicamente para detectar vícios de pilotagem.
  • MOTORISTAS de ônibus e lotação da Capital também deveriam passar por uma checagem. Vê-se cada uma...
  • BURACO na rua 24 de Outubro quase esquina Dr. Timóteo vai ser fechado até hoje à noite.