Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 31 de Janeiro de 2017 às 17:51

PMDB lança candidatura de Eunício ao Senado

Eunício Oliveira recebeu o aval dos 19 senadores da bancada

Eunício Oliveira recebeu o aval dos 19 senadores da bancada


AGÊNCIA SENADO/JC
Os senadores do PMDB oficializaram nesta terça-feira a indicação do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), como candidato ao comando da Casa. A eleição será nesta quarta, às 16h.
Os senadores do PMDB oficializaram nesta terça-feira a indicação do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), como candidato ao comando da Casa. A eleição será nesta quarta, às 16h.
Em seu último dia na presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) foi indicado novo líder do partido na Casa, assumindo o lugar de Eunício.
A bancada se reuniu na manhã de terça na residência oficial do Senado. As indicações, que já estavam sinalizadas, precisavam de um aval de todos os senadores da bancada. Dos 19 peemedebistas, apenas Roberto Requião (PR) não esteve presente.
Insatisfeito com o que tem chamado de "base fisiológica", o senador pelo Paraná ainda tenta viabilizar uma candidatura "de protesto". Sabe que não terá votos para derrotar Eunício, favorito na disputa. Pode, contudo, ter alguns votos do PT, que está dividido.
Ele chegou a entregar uma lista de propostas a Eunício, que prometeu analisá-las. Requião afirma, contudo, ter preocupação com as denúncias da Operação Lava Jato.
"Vamos eleger uma Mesa refém do STF. Não vão poder contestar nenhuma medida do Supremo, porque poderão ser retaliados com denúncia aceita. Perdemos a importância institucional", disse o senador em referência a Eunício, que é citado em delações da Lava Jato.
As negociações para a composição da futura Mesa Diretora contam, por exemplo, com senadores como Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) na primeira vice-presidência, e José Pimentel (PT-CE) na primeira secretaria, ambos também mencionados nas delações da operação.
Eunício reuniu em torno de si a maioria absoluta dos partidos. Em um longo processo de preparo para o comando do Senado, vem angariando apoios desde a última eleição da Mesa Diretora, em 2015.
Embora também seja uma candidatura que não represente risco a Eunício, José Medeiros
(PSD-MT) mantém seu nome na disputa. O novato é visto como um adversário "fraco" e "pouco convincente", que se colocou somente para "conseguir espaço na mídia".
Maior bancada do Senado, o PMDB ganhou mais dois senadores nesta terça-feira: Elmano Ferrer (CE) e Zezé Perrela (MG). Passa, assim, de 19 para 21 cadeiras na Casa.
Como maior bancada, o partido tem direito ao maior número de cargos. É com base nesse critério que a sigla acredita ter o direito de indicar o novo presidente. O regimento interno, contudo, fala em respeito à proporcionalidade "tanto quanto possível".
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO