Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 10 de janeiro de 2017. Atualizado às 22h34.

Jornal do Comércio

Internacional

COMENTAR | CORRIGIR

Gastronomia

07/01/2017 - 12h16min. Alterada em 10/01 às 23h38min

Chef inglês Jamie Oliver alega Brexit para fechar seis restaurantes

Jamie Oliver, famosos por livros e programas de TV, decidiu fechar unidades na Inglaterra e Escócia

Jamie Oliver, famosos por livros e programas de TV, decidiu fechar unidades na Inglaterra e Escócia


DIVULGAÇÃO/JC
O chef inglês Jamie Oliver, famoso por seus livros e programas de TV de culinária, culpou o Brexit por ter de fechar seis unidades de sua cadeia de restaurantes italianos Jamie's Italian. Das operações que serão encerradas, cinco estão na Inglaterra e uma na Escócia.
"Todos os donos de restaurantes sabem, o mercado está difícil e, desde o Brexit, as pressões e incertezas aumentaram", disse o diretor da rede, Simon Blagden. A previsão é que as lojas fechem as portas até março.
As unidades da cadeia de restaurantes no Reino Unidos tiveram seus resultados prejudicados pela redução no número de clientes e pela depreciação da libra, que elevou o preço dos alimentos importados, principalmente da Itália.
Desde 23 de junho do ano passado, dia em que os ingleses decidiram em referendo que querem deixar a União Europeia, a libra caiu de US$ 1,4879 para US$ 1,2284, uma desvalorização de 17,4%.
Apesar da pressão sobre os preços provocada pela depreciação da moeda, a economia britânica tem superado as expectativas dos economistas, com resultados positivos desde o Brexit. Antes do referendo, analistas diziam que uma eventual saída do país do bloco europeu resultaria em desemprego e recessão, além de uma desvalorização da libra. 
A crise e o desemprego, porém, ainda não atingiram o Reino Unido. No terceiro trimestre de 2015, o PIB do país avançou 0,6%, um décimo porcentual a mais do que o projetado para o período. A rede Jamie's Italian tem 42 restaurantes no Reino Unidos e 36 no exterior, incluindo duas no Brasil - em São Paulo e em Campinas.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia