Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 18 de Janeiro de 2017 às 11:54

Inep libera acesso a notas do Enem 2016

No site do Inep, a pessoa deve informar dados para conferir as notas da prova

No site do Inep, a pessoa deve informar dados para conferir as notas da prova


Reprodução/JC
Agência Brasil
Atualizada às 14h30min
Atualizada às 14h30min
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta quarta-feira (18) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os cerca de 6 milhões de candidatos que fizeram as provas já podem conferir as notas na página do participante do Enem. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. O ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, anunciou que está em estudo a possibilidade de aplicar o exame em apenas um dia em 2017
O Inep informou que o site apresenta lentidão devido ao grande número de acessos. Nas três primeiras horas, mais de 1 milhão de pessoas consultou a base. Outro fator que estaria prejudicando é a tentativa de hackers em derrubar o site para postar mensagens de críticas ao governo, segundo a assessoria de imprensa do instituto. 
Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
A correção do Enem é feita com base na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada item. O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por aquele item.
As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO