Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Petróleo

- Publicada em 19 de Janeiro de 2017 às 17:33

Produção de petróleo fora da Opep crescerá 380 mil barris por dia

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está enfrentando ventos contrários diante do aumento da produção de petróleo de rivais, disse, nesta quinta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE), no mais recente aviso de que o esforço da Opep de cortar a produção para elevar os preços da commodity pode não surtir o efeito desejado.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está enfrentando ventos contrários diante do aumento da produção de petróleo de rivais, disse, nesta quinta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE), no mais recente aviso de que o esforço da Opep de cortar a produção para elevar os preços da commodity pode não surtir o efeito desejado.
A Opep - cartel de 13 países que, juntos, possuem mais de um terço da produção de petróleo bruto global - prometeu desacelerar a produção em 1,2 milhões de barris por dia, ou quase 4% da produção total, em 30 de novembro, com o acordo entrando em vigor no dia 1 de janeiro. Onze países fora do grupo - incluindo a Rússia - também concordaram em se juntar ao acordo, com cortes de 558 mil barris por dia em 10 de dezembro.
Apesar das promessas para reduzir a produção da Rússia e outros, a agência atualizou suas estimativas de crescimento da produção dos países fora da Opep em 175 mil barris por dia neste ano, subindo para 380 mil barris por dia.
Segundo a agência, isso virá em grande parte do aumento da produção dos EUA, no qual a AIE projetou crescimento de 170 mil barris por dia em 2017. A indústria não se tornou mais eficiente na sequência de uma era de preços baixos do petróleo, com tempos mais curtos de perfuração.
Na quarta-feira, a Opep elevou suas projeções de produção dos EUA para 230 mil barris por dia em 2017. Mas a AIE disse que os projetos planejados para entrar em funcionamento no Brasil e no Canadá vão trazer também um aumento de 415 mil barris por dia neste ano para os dois países.
A Opep cortou sua produção em dezembro, podendo diminuir ainda mais neste mês à medida que cortes de produção são implementados. A agência disse que a produção de petróleo bruto da Opep caiu 320 mil barris por dia, a partir de taxas de registro, para 33,09 milhões de barris por dia em dezembro, depois que a Arábia Saudita interrompeu a produção e a oferta na Nigéria diminuiu. A produção do cartel caiu 221 mil barris por dia no mês passado.
Segundo a AIE, os "primeiros indícios sugerem que uma redução mais profunda da Opep pode estar em curso em janeiro, uma vez que a Arábia Saudita e seus vizinhos fizeram cortes de fornecimento".
Por outro lado, a própria Opep enfrenta desafios internos de maior produção da Líbia e Nigéria, ambos os quais estão isentos dos cortes de produção.

ANP publica edital da 4ª rodada de licitações de acumulações marginais

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou, nesta quinta-feira, o edital da Quarta Rodada de Licitações de Áreas com Acumulações Marginais, marcada para 11 de maio, juntamente com o modelo do contrato de concessão. Serão oferecidas nove áreas, no Espírito Santo, no Rio Grande do Norte e na Bahia: Garça Branca, Rio Mariricu (Bacia do Espírito Santo), Iraúna, Noroeste do Morro Rosado, Urutau (Bacia Potiguar), Araçás Leste, Itaparica, Jacumirim e Vale do Quiricó (Bacia do Recôncavo).
A rodada de acumulações marginais não terá exigência de conteúdo local obrigatório. "A medida leva em conta o perfil de empresas atuantes nas áreas de acumulações marginais, em geral nacionais e de pequeno e médio porte. Considera ainda que os investimentos requeridos para a operação dessas áreas, mais baixos do que os exigidos para outras terrestres, sejam desproporcionais às exigências de conteúdo local para essas empresas e para a cadeia de fornecimento", diz a nota divulgada pela ANP.