Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 18 de Janeiro de 2017 às 08:21

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, em meio à especulação sobre Trump

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira (18), em meio a preocupações sobre o impacto econômico de futuras políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que assume o comando da Casa Branca na sexta-feira (20).
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira (18), em meio a preocupações sobre o impacto econômico de futuras políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que assume o comando da Casa Branca na sexta-feira (20).
"Como será o discurso de posse (de Trump)?", questionou Andrew Bresler, diretor da Saxo Capital Markets. "E como serão seus (primeiros) 100 dias?".
Segundo Bresler, os operadores vão acompanhar como Trump irá lidar com a China, em sua primeira semana no poder, e se ele classificará o país asiático de "manipulador de moeda".
Em entrevista ao Wall Street Journal, Trump disse que o dólar já estava "demasiadamente forte", em parte porque Pequim mantém a moeda chinesa - o yuan - desvalorizada.
"Trump tomou um passo nada presidencial ao pressionar (o dólar) por meio de comentários", avaliou Chris Weston, estrategista-chefe de mercado da IG.
Já durante o Fórum Econômico Mundial, na comuna suíça de Davos, o presidente chinês, Xi Jinping, fez ontem uma vigorosa defesa do comércio global, o que o colocou na estranha posição de maior promotor da ortodoxia econômica, incluindo a globalização.
Na China, o índice Xangai Composto teve leve alta de 0,14%, a 3.113,01 pontos - após o banco central chinês (PBoC) fazer uma significativa injeção líquida de 270 bilhões de ienes (US$ 39 bilhões) no mercado monetário por meio de contratos de recompra reversa -, mas o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,45%, a 1.864,59 pontos.
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,43%, a 18.894,37 pontos, numa sessão volátil e depois de acumular perdas acentuadas nos dois dias anteriores. Revertendo tendência recente, o iene se enfraqueceu ante o dólar durante a madrugada, beneficiando ações de exportadoras negociadas no mercado japonês.
Em outras partes da região asiática, o índice Hang Seng avançou 1,13% em Hong Kong, a 23.098,26 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi apresentou baixa marginal de 0,06% em Seul, a 2.070,54 pontos, o Taiex caiu 0,13% em Taiwan, a 9.341,97 pontos, e o filipino PSEi subiu 0,46% em Manila, a 7.156,36 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho pelo segundo dia consecutivo, pressionado por ações de grandes bancos. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,4% em Sydney, terminando o dia a 5.678,80 pontos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO