Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 06 de janeiro de 2017. Atualizado às 14h26.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

06/01/2017 - 15h20min. Alterada em 06/01 às 15h31min

Ataque hacker prejudica acesso ao site do Jornal do Comércio na manhã desta sexta-feira

Um ataque promovido por hackers a servidores internacionais, na madrugada desta sexta-feira (6), provocou falhas no acesso ao site do portal UOL e de seus parceiros, incluindo o site do Jornal do Comércio. Parte dos acessos ao site ao longo da manhã foi direcionada para um site pornográfico.
Nenhum servidor do UOL, bem como do JC, foi violado. O ataque promoveu a alteração do DNS (Domain Name System), sistema que aponta o endereço dos sites na internet, provocando o redirecionamento das páginas. Tão logo o erro foi identificado, o UOL acionou os administradores destas máquinas, efetuando as correções. Até as 11h, o acesso da maioria dos usuários já havia sido normalizado.
Em nota, o UOL afirma que aguarda o resultados das investigações dos responsáveis pelos servidores de forma a evitar futuras ocorrências.
Confira abaixo, na íntegra, a nota disponibilizada pela assessoria do portal UOL:
Usuários tiveram problemas ao acessar a home do UOL e alguns conteúdos de parceiros durante a madrugada desta sexta-feira (6).
O problema não aconteceu no UOL e nenhum servidor da empresa foi violado. A base dos usuários do UOL não foi acessada por ninguém e a integridade de todos os dados foi preservada.
A intervenção ilegal de terceiros ocorreu apenas na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço que relaciona o endereço textual de um site (uol.com.br, por exemplo) com um número de IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página. Assim, os internautas que tentavam acessar o UOL foram redirecionados para páginas fora do UOL. A informação incorreta também foi replicada para outros servidores de DNS espalhados pela Internet.
O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados, os quais atendem diretamente o usuário final que acessa o site. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores e os principais problemas foram corrigidos em cerca de uma hora. A equipe técnica do UOL continua em contato com outros administradores de servidores para corrigir eventuais falhas ainda restantes.
O UOL está aguardando resultados das investigações em curso pelos responsáveis pelos servidores e DNS, de forma a evitar novas ocorrências.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia