Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Janeiro de 2017 às 16:28

Bolsas europeias fecham majoritariamente em alta com dados positivos

Agência Estado
As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta na sessão desta terça-feira (3) impulsionadas por uma série de indicadores econômicos, que vieram positivos. Além disso, ações de empresas ligadas ao setor financeiro influenciaram positivamente os mercados acionários.
As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta na sessão desta terça-feira (3) impulsionadas por uma série de indicadores econômicos, que vieram positivos. Além disso, ações de empresas ligadas ao setor financeiro influenciaram positivamente os mercados acionários.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,70%, aos 365,71 pontos. A bolsa de Londres terminou em alta de 0,49%, aos 7.177,89 pontos; Paris avançou 0,35%, aos 4.899,33 pontos, e Frankfurt caiu 0,12%, aos 11.584,24 pontos. A bolsa de Milão ganhou 0,04%, aos 19.573,48 pontos; Madri subiu 0,81%, aos 9.494,70 pontos, e Lisboa caiu 0,18%, aos 4.725,41 pontos.
Indicadores econômicos sólidos da Europa e da China fizeram as bolsas europeias operarem em alta durante a sessão de hoje. Na madrugada, a China informou que o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), do setor industrial, medido pela Caixin Media, subiu de 50,9 em novembro para 51,9 em dezembro. Esta é a maior recuperação das condições operacionais do país desde janeiro de 2013. Na França, a inflação atingiu o maior nível desde maio de 2014. O IHPC - medida de inflação acompanhada de perto pelo Banco Central Europeu (BCE) - subiu para 0,8% em dezembro, ante 0,7% em novembro, segundo a Insee. O aumento foi capitaneado pelos preços de energia.
A Alemanha também informou que a taxa de desemprego ajustada do país ficou em 6% em dezembro, como já estava no mês anterior. O resultado veio em linha com a previsão dos analistas. Apesar da estabilidade, o número de desempregados da maior economia da zona do euro caiu 17 mil no último mês de 2016 (a projeção era de queda de apenas 5 mil). Já o índice de preços ao consumidor da Alemanha subiu 0,7% em dezembro ante novembro e registrou alta de 1,7% na comparação anual. Os números foram melhores do que as expectativas dos analistas.
Além disso, o PMI da indústria do Reino Unido subiu de 53,4 em novembro para 56,1 em dezembro, no maior nível em dois anos e meio, segundo a Markit. O resultado veio acima da expectativa dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, de 53,5. O indicador foi impulsionado pelo crescimento da produção e fortalecimento das novas encomendas.
O setor financeiro foi um dos que mais impulsionaram os mercados acionários europeus na sessão de hoje. Em Frankfurt, embora o índice DAX tenha recuado, o Commerzbank subiu 4,29% e o Deutsche Bank avançou 0,97%. Em Milão, o Unicredit teve alta de 0,14% e o Intesa Sanpaolo subiu 2,29%.
O índice FTSE-100, de Londres, renovou seu recorde de fechamento em sua primeira sessão de 2017. Ações de bancos também impulsionaram o índice, com o Lloyds subindo 3,38% e o Barclays avançando 3,78%.
Mais cedo, a London Stock Exchange Group (LSE) anunciou a venda da unidade francesa do LCH Group, a antiga Clearnet, uma casa de compensação e liquidação, para a Euronext. O objetivo do negócio de 510 milhões de euros é obter aprovação de uma megafusão com a Deutsche Böerse, criando a maior bolsa da Europa. A Deutsche Börse e a LSE, que juntas teriam um valor de mercado de US$ 28 bilhões, pretendem criar o maior operador de câmbio da Europa. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO