Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 08 de Janeiro de 2017 às 22:16

Os extremos


JOHN MACDOUGALL/AFP/JC
Nós aqui curtindo uma canícula atroz, e os europeus tremendo de frio com uma forte baixa de temperatura, com direito a montanhas de neve. Claro, lá é inverno, e aqui é verão, então queríamos o quê, cara-pálida? Mas que fica estranho ver essa neve toda na frente do Portal de Brandeburgo, em Berlim, lá isso fica.
Nós aqui curtindo uma canícula atroz, e os europeus tremendo de frio com uma forte baixa de temperatura, com direito a montanhas de neve. Claro, lá é inverno, e aqui é verão, então queríamos o quê, cara-pálida? Mas que fica estranho ver essa neve toda na frente do Portal de Brandeburgo, em Berlim, lá isso fica.

Otávio Rocha

Hoje, o viaduto Otávio Rocha é um circo de horrores. Na sexta-feira passada, o síndico de um prédio nas imediações foi selvagemente atacado com um porrete por um morador de rua da área. De graça. O revoltante é que a vítima, que registrou a ocorrência, é portador de deficiência.

Tragédia por tragédia...

Qual é maior? Os massacres feitos por facções nos presídios ou a perda de 90% do gado leiteiro, lavouras, casas e indústrias em Rolante? O prejuízo com as fortes chuvas que encheram o rio Mascarada, somado ao rompimento de um açude, destroçou a vida e a economia dos mais de 20 mil habitantes do município do Vale do Paranhana.

Por falar em presídios...

Do colunista James Akel (http://jamesakel.blog.uol.com.br/) comentando o custo dos presos: “Custa R$ 5.800,00 por mês cada preso do Amazonas. Em São Paulo, um flat de luxo em Moema custa R$ 2.500,00”.

Dever cumprido

A Triunfo Concepa registrou redução de 27% nos acidentes com óbito no trecho da quarta faixa – 19 quilômetros da BR-290 entre Porto Alegre e Gravataí. Foram oito mortes contra 11 do ano anterior, sem essa faixa. Outro dado interessante da concessionária foi o tempo médio de chegada nos atendimentos médicos de urgência em 2016, 5min40seg, e de 8min42seg a chegada do socorro mecânico.

Cabotagem

A cabotagem (transporte de cargas entre os portos nacionais) é uma das apostas do porto do Rio Grande para 2017. No ano passado, até a primeira quinzena de dezembro, com 2,6 milhões de toneladas movimentadas, a cabotagem representou cerca de 7% do total de cargas trabalhadas no complexo.

Terrorismo à brasileira I

Engraçado quando dizem que o Brasil está livre do terrorismo. E esse terror que vivemos todo santo dia quando nem podemos caminhar sem olhar para trás pelo menos uma vez de 20 em 20 segundos? E as facções que comandam nossa vida, mesmo com seus integrantes já presos?

Terrorismo à brasileira II

E as torturas que deixam marcas indeléveis no corpo e na alma das vítimas? E a angústia que passamos quando nossos filhos estão na rua de madrugada? Que EI, que nada, nós temos nosso próprio Exército do Mal. E muito mais eficiente e tão ou mais cruel que aquele.

Novos prefeitos

A entrevista especial desta segunda, com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), fecha a série do Jornal do Comércio com os novos chefes do Executivo dos municípios gaúchos mais populosos. Dos 10 maiores colégios eleitorais, só faltou Gravataí, que terá nova eleição em março.

Recuo do PT

Ary Vanazzi é o prefeito do segundo maior município comandado pelo PT no Brasil. Só fica atrás de Rio Branco, única capital em que o partido elegeu o chefe do Executivo. É uma mostra do baque que o pleito representou ao partido.

Miúdas

  • EXÉRCITOS em guerra no Brasil: PCC contra CV/FDN, do CV/FDN contra o PCC.
  • NOVA especialidade no sequestro-relâmpago: o malfeitor manda a vítima abrir (se tiver) o aplicativo do banco e ordena uma transferência.
  • ESCOLHA de Sofia: usar o carro com todos os perigos decorrentes ou usar ônibus ou lotação com todos os perigos decorrentes.
  • ALDOUS Huxley escreveu o Admirável Mundo Novo. Aldous, de onde tiraste “admirável”?
  • PELA primeira vez em – 10/15? – anos a Caixa não distribuiu seu excelente calendário. Até a Caixa...

Finais

  • PLAZA São Rafael inaugura, em breve, a loja Vinho & Arte, da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, com o conceito Wine Experience.
  • EDUARDO Coelho Ayub lança, dia 18/19h/Saraiva do Moinhos, o Asas da Eternidade (AGE), história de um piloto experiente na África.
  • JORNALISTA e escritor Guilherme Fiuza palestrará hoje no jantar-debate do IEE.