Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Logística

- Publicada em 23 de Janeiro de 2017 às 22:09

Racionamento leva população a repensar consumo no DF

O racionamento de água no Distrito Federal atingiu, na semana passada, os moradores de Ceilândia Leste, Taguatinga, Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Samambaia.
O racionamento de água no Distrito Federal atingiu, na semana passada, os moradores de Ceilândia Leste, Taguatinga, Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Samambaia.
O rodízio foi anunciado devido ao nível baixo dos reservatórios que abastecem a capital federal. De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) são os menores níveis da história para esse período do ano.
Brasília vive a pior seca dos últimos 30 anos e o nível do volume útil da Barragem do Descoberto está em 19,73%. Já na Barragem de Santa Maria, o nível do volume útil está em 41,04%.
Por isso, moradores de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia estão mudando a forma de consumir água para atingir a meta da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) de reduzir em 10% o consumo, para preservar os níveis dos reservatórios em cada localidade.
O pedreiro Paulo Souza, morador do Sol Nascente, próximo à Ceilândia, fez uma segunda caixa d'água em sua casa. "Lá em casa eu fiz uma caixa d'água, coloquei no chão e canalizei a água da chuva. Estou com as caixas cheias e estou me virando assim. Eu acho que a economia da água é muito importante."
A maioria dos moradores, no entanto, não possui caixas d'água em casa e estoca em baldes, barris e geladeiras.
Irene dos Santos é atendente de uma lanchonete em Taguatinga Norte e acha que o racionamento poderia ter começado antes. "O racionamento de água em Brasília é meio estranho. Eu acho que deveria ter sido prevenido. Bem antes! Não precisava esperar o nível de água estar lá em baixo para fazer esse racionamento agora."
No sábado passado, dia em que o racionamento atingiu Taguatinga Norte, a lanchonete onde Irene trabalha não abriu. "Quem mexe com alimentação tem que usar água toda hora", conta ela, que também criticou o uso irracional da água por boa parte da população. "Muitas pessoas, não têm consciência. Eu vejo gente lavando a calçada com a água de mangueira, usando água com besteira. Eu acho isso um absurdo."
O racionamento de água no Distrito Federal ocorrerá em ciclo de seis dias: um dia com interrupção completa, dois dias de estabilização e três de fornecimento normal. No sétimo dia, o corte é retomado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO