Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 26 de Janeiro de 2017 às 16:12

Reestilizado, Etios já chega como modelo 2018

Discretas, mudanças deixam aparência do Toyota compacto um pouco mais esportiva

Discretas, mudanças deixam aparência do Toyota compacto um pouco mais esportiva


DIVULGAÇÃO/JC
Tanto a carroceria hatchback quanto a sedã receberam para-choques e grade novos. Na configuração XLS, há um detalhe extra: saias laterais, que antes acompanhavam apenas a Platinum, a qual, por sua vez, ganhou detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.
Tanto a carroceria hatchback quanto a sedã receberam para-choques e grade novos. Na configuração XLS, há um detalhe extra: saias laterais, que antes acompanhavam apenas a Platinum, a qual, por sua vez, ganhou detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.
A versão Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, não passou pela atualização estética. A explicação da marca é que ela já conta com elementos diferenciados que lhe conferem personalidade aventureira.
Os compactos da Toyota se destacam pela confiabilidade mecânica e lista de equipamentos. Desde a versão de entrada, vêm série com computador de bordo, direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas, além dos obrigatórios air bag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.
A edição especial Ready se integra definitivamente à linha Etios 2018. Baseada na versão XS hatchback com transmissão automática, tem acessórios internos exclusivos que elevam a percepção de conforto, como bolsa organizadora e tapetes para porta-malas e suporte para bolsas/mochilas.
Internamente, o Etios se caracteriza pelo acabamento de bom padrão. Tons escuros predominam, inclusive no painel, que incorpora um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução, chamado Toyota Smart Screen: nele, dois grandes círculos reúnem as informações de bordo - o direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de nível de combustível. A tela ainda apresenta informações sobre condução, em projeção tridimensional.
Na parte mecânica, a linha Etios 2018 mantém os motores flexíveis 1.3 e 1.5, ambos de 16 válvulas. Os propulsores adotam a tecnologia de duplo comando de válvulas variável da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
O 1.3 rende 98 cv de potência quando abastecido com etanol e 88 cv com gasolina, sempre a 5.600 rpm. Seu torque máximo é, respectivamente, de 125,4 Nm e de 120,5 Nm, a 4.000 giros. Já o 1.5 entrega, nas mesmas faixas de rotação, potências máximas de 107 cv e 102 cv e torques máximos de 141,1 Nm e de 137,2 Nm.
O Etios 2018 continua sendo equipado com câmbio manual de seis marchas e automático de quatro velocidades. Entretanto, a partir de agora, somente as versões X e XS podem vir com uma ou outra; Ready, XLS, Cross e Platinum são oferecidas apenas com transmissão automática.
Em 2016, a Toyota comercializou 67.768 mil unidades do Etios no mercado interno, crescimento de 10% em relação a 2015, e exportou outras 26.408 para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru. Na linha 2018, a versão hatch custa a partir de
R$ 45.990,00 e, a sedã, começa em R$ 50.690,00.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO