Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de abril de 2017. Atualizado às 16h42.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

serviços

13/12/2016 - 17h24min. Alterada em 13/12 às 17h24min

Alistamento militar poderá ser feito pela internet a partir de 2017

A partir de 1º de janeiro de 2017, o alistamento militar dos jovens que completarão 18 anos será realizado pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br, em diversos estados do País, incluindo o Rio Grande do Sul. A facilidade, conforme Comando da 3ª Região Militar - responsável pelo processo de alistamento na área do Estado -, deve racionalizar o processo e evitar deslocamentos até as Juntas de Serviço Militar.
No processo, o jovem lançará seus dados individuais no Sistema do Serviço Militar e Mobilização, sendo necessária a utilização do CPF (obrigatório) e dos dados de um de Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Nacionalização ou Registro Geral (Identidade). Caso não possua CPF, o alistando deverá fazer a inscrição no cadastro de contribuintes, junto à Receita Federal, ou fazer seu alistamento presencial na Junta de Serviço Militar mais próxima.
O jovem deverá possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular para o envio de mensagens, como, por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, aviso de agendamento de datas e outras informações de interesse.
Ao realizar o alistamento online, o jovem ainda deve declarar o município de residência e indicar a Junta de Serviço Militar mais próxima, onde se compromete a apresentar os documentos comprobatórios do alistamento (em especial comprovante de residência), quando for solicitado. O Certificado de Alistamento Militar (CAM) somente será emitido na Junta de Serviço Militar se solicitado pelo interessado, no caso de necessidade de comprovar o alistamento junto a algum órgão público ou empresa privada.
O alistamento online não estará disponível para os estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de janeiro, Rondônia, Roraima e para o interior de São Paulo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Eduardo Lopes muniz 19/04/2017 16h06min
Quero minha lista pra mim se alguém na vidan