Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 06 de dezembro de 2016. Atualizado às 15h17.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

policiamento

Notícia da edição impressa de 06/12/2016. Alterada em 06/12 às 16h22min

Militares reforçam a segurança na Redenção

Além da Redenção, treinamento já foi feito nos bairros Santa Tereza e Guarujá

Além da Redenção, treinamento já foi feito nos bairros Santa Tereza e Guarujá


CLAITON DORNELLES/JC
A presença de soldados do 3º Batalhão de Polícia do Exército chamou atenção ontem no Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre. Segundo o Comando Militar do Sul, trata-se do Exército Guarujá, que atua de forma inopinada, sem previsão de hora ou de data. A mesma ação também ocorreu na quarta-feira passada. O exercício inclui, além do efetivo - 30 soldados -, cães, cavalos e viaturas.
A atividade faz parte do treinamento da tropa para ações de Garantia da Lei e da Ordem, que ocorre sempre nas proximidades de quartéis do Exército. O exercício é semelhante aos que já foram realizados nos bairros Guarujá e Santa Tereza. O efetivo, que não possui poder de polícia, conta com o apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
Também ontem, durante a manhã, a Secretaria de Segurança Pública e o Comando-Geral da Brigada Militar lançaram, na Praça XV de Novembro, a Operação Papai Noel 2016. A intenção é reprimir furtos e roubos nas proximidades de centros comerciais e em locais com fluxo intenso de pessoas. Policiais militares das unidades operacionais do Comando de Policiamento da Capital (CPC) atuarão na operação, realizada até o dia 31 de dezembro em todo o Estado. Em Porto Alegre, o reforço será feito no Centro Histórico, no entorno de shoppings, nas avenidas Assis Brasil e Wenceslau Escolar e no bairro Azenha.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, dezembro é um mês fundamental para o comércio, quando as pessoas costumam gastar o dobro em compras. "A Brigada Militar está fazendo um bom trabalho com a Operação Avante e, agora, com a Operação Papai Noel, vai coibir os assaltantes, pois vão estar aqui a postos. Tenho certeza de que a Brigada vai estar ainda mais presente neste período e, de maneira ainda mais efetiva, coibindo os assaltos", comentou.
O comandante do CPC, coronel Mario Iukio Ikeda, recomenda às pessoas mais cuidados quando forem, por exemplo, sacar grandes quantias de dinheiro no banco, ter atenção ao sair de agências bancárias e não deixar nenhuma sacola ou pacote exposto no interior de veículos. "São pequenos cuidados que precisamos ter para evitar a ação de delinquentes que estão à espreita nesta época do ano", alertou.
Também na manhã desta segunda-feira, foram entregues 47 carabinas para unidades do CPC e demais comandos no interior do Estado. Na primeira etapa, foram distribuídos armamentos a municípios que tiveram maior confronto entre policiais e suspeitos utilizando este tipo de arma.
De acordo com o subcomandante-geral da Brigada Militar, Andreis Silvio Dal'Lago, a intenção é distribuir mais fuzis no decorrer do ano que vem, uma vez que esse tipo de armamento é adequado ao combate do contrabando das fronteiras. O valor total destinado para a aquisição do armamento foi de R$ 329 mil.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia