Sobre o Autor
Diego Simioni, administrador de empresas e fundador do FranquiAZ consultoria especializada no segmento de franquias, foto Arquivo Pessoal Foto: ARQUIVO PESSOAL/DIVULGA��O/JC

Diego Simioni

administrador de empresas e fundador do FranquiAZ, consultoria especializada no segmento de franquias

Qual � a receita de uma franquia de sucesso?

Muitas pessoas têm curiosidade para saber como nascem as franquias de sucesso. A maioria busca uma fórmula pronta, quase uma receita. Embora o crescimento das redes de franquias dependam muito mais de trabalho duro e sintonia entre franqueador e franqueado, o sucesso da franquia Empada Brasil veio de uma receita de família.
É por isso que escolhemos a rede para falar sobre os ingredientes mais importantes para fazer a franquia crescer. Situada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, a família Christóvão, há muito tempo, cultivava o hábito de fazer empadas de queijo em um forno caipira. Irmãos, tios e netos se reuniam para preparar e saborear essas delícias. A fama foi se espalhando entre os amigos, até que surgiu a ideia de transformar aquela iguaria em um negócio. Assim, foi fundada, em 1999, a primeira loja da rede Empada Brasil.
De lá para cá, muita coisa mudou, menos o produto consagrado, que sempre foi a marca registrada da empresa. A receita, que continua secreta, possui ingredientes que só quem acompanha todo o processo produtivo sabe. A cada ano, são lançados novos sabores de recheio, bem como massas inovadoras, como é o caso das empadas integrais, diet e light. Os princípios básicos foram mantidos, dando continuidade às características tradicionais, artesanais e caseiras. Para que o produto mantivesse a mesma qualidade nas mais de 50 unidades espalhadas por todo o País, foi preciso criar centros de produção e distribuição, os chamados CPDs. É o que acontece em São Paulo. Lá, são produzidas e distribuídas milhares de empadas todos os dias. A logística é toda feita pela franqueadora, restando ao franqueado apenas a programação de seus pedidos.
Como são congeladas e transportadas adequadamente, as empadas tem durabilidade de até 180 dias no freezer da unidade. O giro é rápido e a perda, praticamente inexistente. O franqueado precisa ficar de olho é para não deixar faltar produto.
Por falar em franqueado, ele é o grande responsável pelo sucesso do negócio, já que sua presença, no dia a dia da operação, faz toda a diferença. Márcio Rangel é um bom exemplo disso. Em 2000, ele abandonou uma carreira promissora em uma grande instituição financeira para se tornar um franqueado da Empada Brasil.
O negócio prosperou tanto que, três anos mais tarde, ele se tornou máster franqueado ao lado do sócio, Antonio Matta. Assumiram a operação estadual de São Paulo e, em 2010, inauguraram o primeiro CPD da marca fora do Rio de Janeiro, de onde saem todas as empadas do estado de São Paulo. O exemplo dos dois reforça a importância do franqueado à frente do negócio. Historicamente, em todas as redes de franquia a participação do investidor costuma fazer muita diferença.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( 0 )
Deixe um coment�rio

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio