Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 15 de Dezembro de 2016 às 13:43

Inter estreia na Copa do Brasil contra o Princesa do Solimões, do Amazonas

Clubes foram divididos em 10 chaves para o sorteio

Clubes foram divididos em 10 chaves para o sorteio


FERNANDO ALVES/CBF/Divulgação/JC
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta quinta-feira (15) o chaveamento das três primeiras fases da Copa do Brasil do ano que vem, que não contarão com os oito times que disputarão a Libertadores, assim como Paysandu (campeão da Copa Verde), Santa Cruz (da Copa do Nordeste) e Atlético-GO (da Série B), que já entram nas oitavas de final.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta quinta-feira (15) o chaveamento das três primeiras fases da Copa do Brasil do ano que vem, que não contarão com os oito times que disputarão a Libertadores, assim como Paysandu (campeão da Copa Verde), Santa Cruz (da Copa do Nordeste) e Atlético-GO (da Série B), que já entram nas oitavas de final.
Pelo novo formato da competição, com 11 times entrando mais adiante, as 80 equipes que começam a competição brigam por apenas cinco vagas nas oitavas. O sorteio desta quinta-feira determinou o chaveamento desses 80 times, que foram divididos em 10 chaves de oito equipes.
Assim, após três rodadas, vão avançar 10 equipes, uma de cada chave, que chegarão à última fase antes das oitavas de final. Os confrontos nesta etapa serão definidos a partir de um novo sorteio.
A partir do sorteio desta quinta, é possível saber o caminho de cada equipe nas três primeiras fases.
O Inter, por exemplo, estreia contra o Princesa do Solimões, no Amazonas. Se avançar, enfrenta quem ganhar o duelo entre Oeste e Friburguense. Depois pode enfrentar o Náutico, o Guarani-CE, o Sampaio Corrêa ou mesmo o conterrâneo São José.
Na primeira fase, os times mais bem ranqueados, que estavam no pote A, visitam os que saíram do pote E, que têm ranking intermediário. Os visitantes jogam com a vantagem do empate, obrigando o time menos tradicional a vencer.
A segunda rodada também terá jogo único, em local definido por sorteio. Avança quem vencer e, em caso de empate, o classificado será definido nos pênaltis. A terceira fase já acontece em ida e volta, como de costume.
Dentre os grandes, quem se deu pior foi o Corinthians, que encara a Caldense, semifinalista do forte Campeonato Mineiro no ano passado. O Vasco viaja para pegar o Santos no Amapá, o Fluminense encara o Globo, do Rio Grande do Norte, enquanto o Cruzeiro tem o Volta Redonda pela frente.
Considerando a chave como um todo e a briga por uma vagas nas oitavas de final, o sorteio não ajudou o Vasco, que caiu junto com Vitória e Bragantino. O Corinthians também está numa chave forte, com Remo, Avaí e Luverdense, enquanto que a chave 9 tem Coritiba, Ferroviária, Bahia, São Bento e Paraná. Só um deles chega às oitavas. Cruzeiro e América-MG podem se cruzar na terceira fase.
Além de Inter e São José, estão na disputa também os gaúchos Juventude (pega o Murici, de Alagoas) e o Ypiranga (que enfrenta o PSTC, do Paraná). Atual campeão, o Grêmio entra na disputa apenas nas oitavas-de-final.
Confira como ficaram as chaves. Os times à esquerda jogam pelo empate, fora de casa. Pelo chaveamento, o vencedor do primeiro confronto pega quem ganhar do segundo.
CHAVE 1
Sport x CSA
River-PI x Sete de Setembro-MS
Ceará x Boavista
Portuguesa x Unicilic
CHAVE 2
Figueirense x Rio Branco-AC
Londrina x Gurupi-TO
Joinville x Comercial-MS
Fortaleza x São Raimundo-PA
CHAVE 3
Cruzeiro x Volta Redonda
Botafogo-PB x São Francisco-PA
América-MG x Atlético-AC
Juventude x Murici-AL
CHAVE 4
Fluminense x Globo-RN
Salgueiro-PE x Sinop-MT
Criciúma x Santo André
CRB x Altos-PI
CHAVE 5
Inter x Princesa do Solimões-AM
Oeste x Friburguense
Náutico x Guarani-CE
Sampaio Corrêa x São José-RS
CHAVE 6
Corinthians x Caldense
Remo x Brusque
Avaí x Desportiva
Luverdense x URT
CHAVE 7
Ponte Preta x Campinense
Cuiabá x Rondoniense-RO
Goiás x Itabaiana-SE
Boa x São Raimundo-RR
CHAVE 8
Vasco x Santos-AP
Vila Nova x Fast Club-AM
Vitória x Luziânia-DF
Bragantino x Anápolis
CHAVE 9
Coritiba x Vitória da Conquista-BA
ASA x Ferroviária
Bahia x Sergipe
Paraná x São Bento
CHAVE 10
São Paulo x Moto Club-MA
Ypiranga-RS x PSTC-PR
ABC x Ceilândia-DF
América-RN x Audax
Com reportagem do Estadão Conteúdo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO