Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 18 de dezembro de 2016. Atualizado às 22h50.

Jornal do Comércio

Economia

CORRIGIR

Conjuntura

Notícia da edição impressa de 19/12/2016. Alterada em 18/12 às 23h53min

FEE cria indicador de tendências para o Banrisul

Marcelle Chauvet, professora de economia na Universidade da Califórnia - Riverside (EUA) e Jéfferson Colombo, economista da FEE

Marcelle Chauvet, professora de economia na Universidade da Califórnia - Riverside (EUA) e Jéfferson Colombo, economista da FEE


JC
Enquanto o governo estadual quer extinguir a Fundação de Economia e Estatística (FEE), o Banrisul contrata a instituição para criar um indicador que elevará a precisão sobre a leitura da conjuntura econômica, tanto para ajudar o banco a aproveitar oportunidades no futuro quanto para o Estado (agentes públicos e privados) prever a saída da atual recessão reduzindo o grau de achismos. O indicador fica pronto em janeiro e tem a supervisão da economista que assessorou o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, a criar metodologia para identificar o fim dos ciclos de recessão, como a mais recente.  
O economista da fundação Jéfferson Colombo, que está na linha de frente do projeto, explica que a equipe está desenvolvendo a metodologia dos indicadores coincidentes e antecedentes da atividade econômica do Rio Grande do Sul. "O indicador coincidente mede o estado da economia em cada mês como está a atividade, e os antecedentes agregam informações disponíveis das mais diversas fontes e que têm poder preditivo", traduz o economista, citando que os testes para gerar o modelo envolvem mais de mil variáveis.
CONTINUE LENDO ESTA NOTÍCIA EM NOSSA EDIÇÃO PARA FOLHEAR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia