Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 14 de dezembro de 2016. Atualizado às 07h19.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Mercado Financeiro

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, na expectativa para decisão do Fed

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira (14), com os investidores mantendo a postura cautelosa dos últimos dias à espera da decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

Há quase um consenso de que, mais tarde, o Fed elevará juros pela primeira vez desde dezembro do ano passado, após concluir reunião de política monetária iniciada ontem. O BC americano também indicará quantas vezes mais poderá aumentar as taxas ao longo do próximo ano e divulgará projeções de Produto Interno Bruto (PIB), de inflação e de desemprego.

O Fed anuncia a decisão às 17h (de Brasília) e sua presidente, Janet Yellen, fala em coletiva a partir das 17h30min.

Elevações de juros pelo Fed costumam levar os mercados emergentes a perder recursos para ativos dos EUA. Segundo analistas, os mercados da Ásia estão "travados" na expectativa para o Fed e o possível aumento de juros deverá tirá-los do "limbo" em que entraram nesta semana.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou praticamente estável, com ligeira alta de 0,02%, a 19.253,61 pontos, enquanto na China, o Xangai Composto recuou 0,46%, a 3.140,53 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,81%, a 1.959,86 pontos. Já em Hong Kong, o Hang Seng também teve ganho apenas marginal, de 0,04%, a 22.456,62 pontos.

Entre bolsas asiáticas menores, o sul-coreano Kospi ficou igualmente perto da estabilidade em Seul, com valorização de 0,04%, a 2.036,87 pontos, enquanto o Taiex perdeu 0,15% em Taiwan, a 9.368,52 pontos, e o filipino PSEi subiu 0,69% em Manila, a 6.928,34 pontos.

Na Oceania, o tom da bolsa australiana foi positivo, graças ao bom desempenho das ações de grandes bancos do país. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,7% em Sydney, a 5.584,60 pontos, ficando menos de três pontos abaixo da máxima de fechamento do ano, registrada em 1º de agosto.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia