Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Dezembro de 2016 às 08:16

Bolsas asiáticas sobem após dados chineses, mas clima é de cautela antes do Fed

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira (13), após a publicação de dados positivos da China, mas vários investidores foram cautelosos e evitaram negócios antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira (13), após a publicação de dados positivos da China, mas vários investidores foram cautelosos e evitaram negócios antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Entre os mercados chineses, o dia foi de leve recuperação, depois das fortes perdas do pregão anterior. O índice Xangai Composto teve ganho marginal de 0,07%, a 3.155,04 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,33%, a 1.975,88 pontos.
Indicadores chineses de peso divulgados nesta madrugada superaram as expectativas. Na comparação anual de novembro, a produção industrial da China subiu 6,2%, enquanto as vendas no varejo avançaram 10,8%. Analistas previam aumento de 6% na produção industrial e ganho de 10,3% nas vendas do varejo.
Por outro lado, as vendas de moradias na China tiveram forte desaceleração em novembro, com alta anual de 16,2%, bem menor que o ganho de 38,3% verificado em outubro.
Ontem, o Xangai e o Shenzhen sofreram tombos de cerca de 2,5% e 4,9%, respectivamente, em reação a esforços de Pequim de fechar o cerco a grandes seguradoras que estariam fazendo compras especulativas de ações.
Em Hong Kong, o Hang Seng mostrou pequena valorização de 0,06%, a 22.446,70 pontos, enquanto em Tóquio, o Nikkei registrou alta moderada de 0,50%, mas fechou no maior patamar em quase um ano, a 19.250,52 pontos.
O Fed inicia hoje sua reunião de dois dias e a previsão é de o BC americano elevará juros nesta quarta-feira, o que seria a primeira vez desde dezembro do ano passado. Espera-se também que a instituição sinalize quantas vezes mais poderá aumentar as taxas ao longo de 2017.
Sempre que o Fed eleva juros, mercados emergentes tendem a perder recursos para ativos dos EUA de maior rendimento.
Entre bolsas asiáticas menores, o índice sul-coreano Kospi subiu 0,43% em Seul, a 2.035,98 pontos, enquanto o Taiex avançou 0,34% em Taiwan, a 9.382,14 pontos, e o filipino PSEi teve alta de 0,17% em Manila, a 6.880,91 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana encerrou a sessão com baixa de 0,3%, a 5.545,00 pontos. Pressionado por ações de grandes bancos e mineradoras, o índice S&P/ASX 200 interrompeu uma sequência de cinco pregões de ganhos.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO