Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 09 de Dezembro de 2016 às 08:35

Bolsas asiáticas fecham sem direção única, com algumas sustentadas por Nova Iorque e BCE

Agência Estado
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta sexta-feira (9), com algumas delas mais uma vez impulsionadas por novos recordes nos mercados de Nova Iorque e também por estímulos monetários adicionais do Banco Central Europeu (BCE).
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta sexta-feira (9), com algumas delas mais uma vez impulsionadas por novos recordes nos mercados de Nova Iorque e também por estímulos monetários adicionais do Banco Central Europeu (BCE).
Ontem, os três principais índices acionários de Wall Street - Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq - voltaram a fechar em níveis inéditos, em meio a expectativas de que o futuro governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, seja mais agressivo na concessão de estímulos fiscais.
Também na quinta-feira, o BCE decidiu estender seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) por mais nove meses, até o fim de 2017. As compras mensais de ativos, porém, vão ser reduzidas dos atuais 80 bilhões de euros para 60 bilhões de euros a partir de abril.
Para Alex Furber, operador de vendas da CMC Markets, o anúncio do BCE foi positivo. "Mais QE elimina preocupações...dá confiança aos investidores", avaliou.
Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,23%, a 18.996,37 pontos, em nova máxima do ano. Já na China, o Xangai Composto avançou 0,54%, a 3.232,88 pontos, após dados sólidos de inflação do país. Em novembro, a inflação anual ao produtor chinês ficou em 3,3%, bem acima da expectativa de 2,4%, enquanto a inflação ao consumidor foi de 2,3%, um pouco acima da previsão de 2,2%.
Os números de inflação porém não ajudaram o Shenzhen Composto, que caiu 0,36%, a 2.070,01 pontos, nem o Hang Seng, que recuou 0,44% em Hong Kong, a 22.760,98 pontos, em parte devido a um forte movimento de venda de ações de cassinos.
Entre bolsas menores da região asiática, o Kospi teve queda de 0,31% em Seul, a 2.024,69 pontos, em meio à previsão de que o Parlamento sul-coreano aprovaria o impeachment da presidente Park Geun-hye, o que se confirmou após o encerramento do pregão, mas o Taiex subiu 0,18% no mercado taiwanês, a 9.392,68 pontos, enquanto o filipino PSEi avançou 0,30% em Manila, a 7.043,16 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana subiu pela quarta sessão consecutiva, favorecida por papéis de petrolíferas e de grandes bancos. O S&P/ASX 200 registrou alta de 0,3% em Sydney, a 5.560,60 pontos, o maior nível desde 24 de agosto.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO